
As ações educativas do movimento Maio Amarelo, realizadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio do EducaMob, alcançaram mais de 73 mil pessoas em São José dos Campos.
Com o tema Juntos Salvamos Vidas, foram realizadas mais de 60 ações educativas na cidade por meio de blitzes, palestras em escolas e empresas, abordagens em bares e shoppings, operações com pedestres nas principais vias da cidade, atividades com estudantes de diversas faixas etárias e passeio ciclístico.
Além disso, São José também produziu diversos materiais de conscientização por meio de panfletos orientativos sobre a importância do uso de equipamentos de segurança e dos riscos da bebida ao volante e produziu um vídeo com depoimentos de vítimas de acidentes de trânsito.
Uma ação inédita de conscientização sobre o trânsito também foi realizada com a participação de vítimas de acidentes para reforçar o risco da desatenção e da imprudência para os motoristas da cidade.
Quando o sinal fechava, um grupo de 30 pessoas, que representa o número médio de acidentes em São José a cada semana, se posicionava sobre a faixa de pedestre para despertar a conscientização sobre a importância do comportamento seguro no trânsito.
Em todas as ações, a mensagem de que as escolhas de cada um podem fazer a diferença para que o trânsito seja mais seguro.
E essa mensagem também foi explorada dentro das salas de aula do ensino fundamental. No dia D do Maio Amarelo, realizado no dia 19 de maio, mais de 39 mil estudantes da rede municipal foram impactados com atividades educativas alusivas ao trânsito.
A ação nos bares também movimentou o público mais adulto sobre os riscos da bebida e direção. Com o uso de um etilômetro (bafômetro) a equipe convidava as pessoas a fazerem o teste, mas sem o rigor de multas ou da fiscalização, somente para despertar a conscientização. As ações contaram com o apoio de agentes da mobilidade, Polícia Rodoviária Federal e SAMU.
As ações do Maio Amarelo foram encerradas com um passeio ciclístico que conscientizou a população sobre a importância da segurança no trânsito, mas as atividades de orientação continuam durante todo o ano em São José.
A cidade é certificada como Município Laço Amarelo desde 2021 e prevê a realização de ações educativas todos os meses. São José também é pioneira no programa Educa, que envolve mais de 6 mil alunos, do 1º ao 9º ano, em ações educativas sobre o trânsito.
Aqui em São José, o movimento internacional de conscientização para redução de mortes no trânsito Maio Amarelo é diário e se concentra em fazer da consciência, do cuidado e do respeito no trânsito uma cultura, estimulando que cada cidadão adote posturas que valorizem a vida no trânsito.