fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Voluntários recolhem 2 toneladas de lixo em São José dos Campos

Durante a ação deste sábado, foram recolhidos cerca de 15 quilos de entulhos com vários tipos de lixo em uma área verde do Residencial Flamboyant. (Foto: Adenir Britto/PMSJC)

Um grupo de voluntários do projeto ‘Minha cidade mais bonita’ se reuniu na manhã deste sábado (14) em uma área verde na avenida Domingos Campoy, no Residencial Flamboyant, na região sudeste de São José dos Campos, para recolher lixo e restos de entulho do local.

Foi a 30ª ação do grupo que realiza a atividade voluntária há cerca de um ano em diversas praças e áreas verdes da cidade.

A cada ação, eles fazem o levantamento da quantidade de lixo recolhida. Neste sábado, cerca de 15 quilos de lixo com copos plásticos, bitucas de cigarro e restos de construção, entre outros resíduos, foram recolhidos. Mas ao longo das 30 edições do mutirão a quantidade de lixo recolhida já chega à marca de duas toneladas.

Os mutirões são realizados todos os sábados a partir das 10h. Por uma hora, eles realizam as atividades. A ideia é percorrer todas as regiões da cidade. Com o lema ‘Podemos transformar a nossa realidade com gestos simples’, eles pretendem despertar na população a consciência cidadã por meio da realização de pequenas tarefas de embelezamento urbano.

“Nosso objetivo é formar cidadãos engajados com senso de responsabilidade social. É um ato de gentileza se importar com quem circula pela nossa cidade. É a forma que nós encontramos de dar um bom dia”, disse o coordenador do grupo, o engenheiro aeroespacial, Danilo Miranda, de 32 anos.

Conscientização

Segundo Danilo, a iniciativa do grupo tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do descarte correto do lixo e do cuidado com o Meio Ambiente.

Ele disse que o movimento reúne cerca de 40 voluntários que se revezam nas ações mas, como o trabalho é voluntário, o grupo está sempre aberto para receber novos apoiadores.

Caso do engenheiro civil aposentado Murilo Sergio Romeiro, de 72 anos e que, após conhecer o trabalho do grupo pelas redes sociais, fez questão de ingressar no projeto. Morador do Jardim Satélite, na região sul, o mutirão no Flamboyant foi sua primeira ação.

“Acho fantástico o trabalho que eles realizam. Eu gosto de ver a cidade limpa e poder contribuir é muito especial”.

A psicóloga Fabiana Barros, de 40 anos e que participa do grupo desde o início, destacou o interesse, principalmente das crianças nas atividades.

“As pessoas ficam impressionadas em ver um grupo fazendo a limpeza do bairro delas. É um estímulo para que elas mudem de comportamento e cuidem melhor de seus espaços. Já as crianças, elas sempre querem participar.”

A estudante Ana Beatrice Amorin Jandre, de 12 anos, já é voluntária do grupo desde o ano passado, junto com seus pais. “Nós viemos do Rio de Janeiro e lá havia muito lixo, mas não havia como ajudar. Aqui, nós podemos ajudar a limpar as praças e deixá-las mais bonitas”, disse.

Coleta

Das quase 2 toneladas de lixo recolhidas, 50% são de entulho, restos de obras da construção civil. A cada ação, o grupo faz a triagem do lixo e o encaminhamento dos resíduos.

A agenda de atividades do grupo pode ser conferida por meio das redes sociais minhacidademaisbonita no Facebook e no Instagram.

PEVs

A Prefeitura de São José dos Campos mantém 15 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) espalhados nas diversas regiões da cidade para receber o entulho sem custos.

Os pontos de entrega voluntária abrem todos os dias, inclusive aos domingos e feriados, para receber o descarte correto de plásticos, vidros, colchões, sofás, espumas, entre outros resíduos.

Os endereços desses locais, além de estarem no site da Prefeitura, também estão em placas espalhadas pelos bairros onde os PEVs estão instalados.

Botão Voltar ao topo