
Para consolidar a transformação digital e promover o desenvolvimento de habilidades e competências por meio da tecnologia, cerca de 300 professores da rede de ensino municipal de São José dos Campos deram início nesta semana ao curso “Ferramentas Google”.
A formação faz parte da série de ações do programa Educação 5.0 da rede municipal e conta com profissionais do Cite (Centro de Inovação e Tecnologias Educacionais) e da Escola de Formação do Educador na realização e acompanhamento dos educadores inscritos. As atividades são online de forma assíncrona, pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Com carga horária de 40 horas, esta é a primeira edição do curso, voltada aos professores efetivos (P1 e P2) e professores por Prazo Determinado (PD’s) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e será certificada.
O curso aborda temas como: conhecimento das ferramentas Google para prática docente, compreensão, orientação e intervenção no processo ensino-aprendizagem, tecnologia para aproximação e integração de alunos, entre outros.
Segundo a equipe técnica do Cite, diante do cenário de transformação digital atual, “o curso ofertado aos professores apresenta ferramentas e conceitos tecnológicos que podem ser utilizados na rotina escolar, contribuindo para projetos e aulas inovadores”.
Educação 5.0
Ao todo, a rede de ensino municipal possui 39 mil contas que têm acesso às ferramentas educacionais disponibilizadas aos alunos, desde o Pré 2 até os anos finais, EJA (Educação de Jovens e Adultos), professores e profissionais da Educação.
Mais de 4.500 Chromebooks foram disponibilizados para professores e escolas.
Cerca de 38 mil estudantes, do 1º ao 9º ano das escolas de ensino fundamental, têm acesso à Plei (Plataforma de Educação Integral) desde 2021.
Escolas municipais de São José contam com 839 salas de aulas com Wi-fi, computadores e lousa interativa. O acesso a rede de internet é liberado para estudantes e profissionais da Educação, entre outras ações.