
O 14° dia da operação Sufoco, completado na terça-feira (17), foi marcado pela prisão de um homem e uma mulher envolvidos em roubos e de seis integrantes de uma quadrilha do PIX.
Também foi preso em flagrante o motorista de um caminhão que transportava 385 tijolos de maconha e outro homem, responsável por um carro que levava 40 tijolos de cocaína no porta-malas.
Uma equipe da Divisão de Proteção à Pessoa, do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), prendeu uma mulher que era procurada por roubos a residências, que teria participado de um assalto que teve grande repercussão, em fevereiro deste ano, em Santana de Parnaíba. Na ocasião, imagens chocaram a todos porque mostraram um bandido apontando um fuzil 556 para uma criança, em uma mansão.
Integrantes do 93° Distrito Policial da Capital, com apoio de outras delegacias, prenderam integrantes de uma quadrilha do PIX que agia na região do Butantã, Jaguaré, Vila Sônia, Jardim Arpoador e nas cidades de Cotia, Carapicuíba, Osasco e Barueri.
Na ação, foram apreendidos um veículo Hyundai IX 35, um simulacro de arma de fogo, dinheiro em espécie, máquinas de cartão, cartões de crédito de vítimas em potencial, joias, relógios, notebooks, celulares, além de documentação, como extratos de contas bancárias usadas para receber o dinheiro desviado das contas das vítimas para “laranjas”.
Policiais do 64° DP, por sua vez, esclareceram dois crimes de roubo praticados pelo mesmo autor, que teve a prisão preventiva decretada. Investigações indicaram que o suspeito teria fugido para o interior do estado de Pernambuco e, com apoio de agentes do município de Venturosa (PE), ele foi capturado.
Agentes da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) de Osasco interceptaram no bairro do Jaguaré, em São Paulo, um caminhão carregado com tijolos de maconha, escondidos em meio a uma carga de polietileno. A droga pesava 287 quilos. O motorista do veículo foi preso.
Uma equipe da 5ª Delegacia da Divisão de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise), do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), prendeu um homem nas imediações do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, que transportava 40 tijolos de cocaína no porta-malas de um carro. Ele era funcionário de uma empresa terceirizada.
Por parte da Polícia Militar, uma equipe do 2° Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) prendeu o passageiro de um ônibus que transportava 22 tijolos de maconha. O flagrante ocorreu em Valparaíso, no interior paulista.
Prisões e apreensões
A Operação Sufoco já deteve mais de 1,7 mil pessoas e vistoriou cerca de 98,5 mil veículos. Foram apreendidos mais de 3,2 mil automóveis e motos, e recuperados 223 veículos que haviam sido roubados ou furtados.
Até o momento, foram apreendidas, aproximadamente, 10,5 toneladas de drogas e mais de 100 armas, sendo 96 de fogo e 14 brancas. Foram recolhidos simulacros de armas, cartões bancários, máquinas de cartão, celulares e carcaças de celulares, veículos de alto valor, itens de informática, alta quantia em dinheiro nacional e estrangeiro, entre outros objetos.
Operação Sufoco
A Operação “Sufoco” foi iniciada no último dia 4 para combater a criminalidade, com destaque para os delitos cometidos por falsos entregadores de delivery, na cidade de São Paulo, se estendendo para a região metropolitana e interior.
A ação começou no mesmo dia em que foi anunciado um aumento na quantidade de policiais nas ruas da Capital, dobrando o efetivo operacional por meio de atividades extras.