fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

VÍDEO: Batalhão do Exército comemora 76 anos em Pindamonhangaba

Quinze de maio marca a data de criação do único Batalhão de Engenharia de Combate que integra o Comando Militar do Sudeste. A tradicional unidade do Exército Brasileiro, com sede em Pindamonhangaba (SP), foi criada através do Decreto Reservado nº 21.134-A, de 15 de Maio de 1946, originalmente como 2º Batalhão de Engenharia, ocupando o prédio que havia sido construído para abrigar o mercado municipal, mas que em 1919, foi vendido pela Câmara Municipal para o Governo Federal para que o 4º Corpo de Trem, uma das unidades do Exército que por aqui passaram, permanecesse na cidade.

• Confira a galeria de fotos do evento

Foi através de um novo decreto, esse datado de 17 de março de 1957, que a unidade teve a palavra combate adicionada ao seu nome, transformando-se no 2º Batalhão de Engenharia de Combate que mantém-se até os dias atuais. Já em 27 de junho de 1990, através de portaria ministerial, recebeu também a sua denominação histórica de “Batalhão Borba Gato”, numa deferência ao bandeirante paulista Manuel de Borba Gato.

Desde de sua criação até os dias atuais, o 2º Batalhão de Engenharia de Combate passou por diversas mudanças administrativas e também em suas instalações e tem sido a casa para muitos jovens que por ele passam para prestar o Serviço Militar. Fazendo uso do lema do Exército Brasileiro – Braço Forte, Mão Amiga, o Batalhão também se empenha desde seus primórdios no auxílio a população nos momentos em que mais precisam, como por exemplo, em Caraguatatuba no ano de 1967 por ocasião de enchentes e deslizamento de terra que atingiram a cidade, a ajuda na cidade de Eldorado (SP) após o rio Ribeira de Iguape transbordar e deixar dezenas de desabrigados em 1997 e, mais recentemente, integrando a Missão de Paz no Haiti.

Nos últimos anos, por ocasião da pandemia de coronavírus, a unidade também se empenhou na distribuição de alimentos e no auxílio para aplicação de vacinas, além de rotineiramente, estar contribuindo com a melhoria e recuperação de estradas e pontes em Pindamonhangaba e em outras cidades. Também faz parte do trabalho dos militares do Batalhão Borba Gato o auxílio a outras unidades das Forças Armadas em trabalhos especializados de Engenharia ou no apoio de missões e manobras militares.

Fachada do ainda Batalhão de Engenhaia em 1956, ainda sem o andar superior. (Foto: Domínio Público)

Para comemorar o aniversário, rememorar os feitos e iniciar um novo capítulo nessa história, o coronel Henrique Vidal López Pedrosa, comandante do Batalhão Borba Gato recebeu autoridades civis e militares, convidados e familiares dos jovens incorporados em 2022 para uma cerimônia realizada nesta sexta-feira, dia 13 de maio, no pátio interno da unidade. Na oportunidade, também foram entregues certificados de Amigos do Batalhão e feita a entrega de boina aos recrutas do contingente A do corrente ano.

O canto da Canção do Batalhão e a leitura do texto com o histórico da unidade foram momentos marcantes da cerimônia que teve continuidade com a entrega do Diploma de Amigo do Batalhão. O comandante falou sobre a importância de lembrar daqueles que estão sempre prontos a auxiliar o Batalhão Borba Gato.

Batalhão Borba Gato. (Foto: Allan Modesto/PortalR3)

Outro momento bastante aguardado, principalmente pelos familiares e jovens incorporados em 2022, foi a entrega e recebimento da boina, que simboliza a conclusão da primeira fase da instrução militar, quando o soldado passa a estar apto para integrar frações de combate. A entrega foi realizada primeiramente para os soldados destaques posicionados à frente da tropa e depois aberto aos demais com a presença de seus padrinhos, familiares e amigos.

Entrega da boina aos jovens incorporados em 2022. (Foto: Allan Modesto/PortalR3)

O general da reserva e ex-comandante do Batalhão Borba Gato, Décio dos Santos Brasil, esteve presente na formatura de aniversário e falou sobre o retorno à Unidade depois de tantos anos. (vídeo)

Comandante do Batalhão ao lado do general da Reserva, Brasil, e os homenageados com diploma de Amigo do Batalhão. (Foto: Allan Modesto/PortalR3)

Após palavras do coronel Pedrosa, a formatura em Pindamonhangaba foi encerrada com o desfile da tropa ao som do banda do 6º Batalhão de Infantaria Leve, de Caçapava.

Botão Voltar ao topo