fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Alunos de São José dos Campos participam de programação especial no MIC

Exposição em comemoração ao 32º aniversário do telescópio Hubble tem imagens inéditas, oficinas e visita às atrações do MIC. (Foto: Divulgação)

O MIC (Museu Interativo de Ciências) de São José dos Campos, em parceria com o Projeto Céu Profundo, deu início nesta segunda (25) à programação especial em comemoração ao 32° aniversário do lançamento do Telescópio Espacial Hubble para disseminar a paixão pela Ciência.

Na manhã desta segunda-feira (25), alunos do 7º ano da Emef Palmyra Sant’anna assistiram a uma sessão no planetário e, em seguida, visitaram a exposição “Telescópio Espacial Hubble: Arte e Ciência”, apresentada por Wandeclayt Melo, integrante do projeto Céu Profundo. A programação segue durante a semana (confira abaixo).

Universo do saber

A aluna Ana Carolina Ferreira Mansour, de 12 anos, se disse encantada com a experiência no Museu. “Aprendemos e relembramos alguns assuntos da aula de Ciências. Todos participaram bastante e se não tivesse as perguntas que fizemos, deixaríamos de aprender muitas coisas”, disse.

“O Universo é uma coisa muito linda de se ver. Eu quero estudar mais sobre Astronomia, explorar e quem sabe descobrir algo dentro do Universo que ninguém ainda descobriu”, destacou a aluna.

“Estava estudando pela plataforma Plei (Plataforma de Educação Integral) sobre Astronomia porque muitas atividades dessa semana foram sobre isso. Eu quero muito participar da oficina do MIC para aprender como posso utilizar um telescópio e identificar os objetos. Todo assunto sobre o universo me chama atenção, seja a possibilidade de vida em outro planeta ou sobre desvendar mistérios”, conta entusiasmada a aluna Geovana Barbosa, 12 anos.

“Temos um super telescópio que está em órbita há 32 anos, ontem foi o aniversário do lançamento dele, além de ser um instrumento fantástico para se fazer Ciência ele também é uma ferramenta de divulgação científica. O Hubble produz imagens impactantes que costumam trazer as pessoas para a Astronomia e, o que é melhor, esses dados de imagens são públicos.”, explica Wandeclayt Melo.

Programação

Ainda nesta segunda (25), às 19h30, será realizada uma live sobre o Processo de Construção das Imagens, pela página do Facebook do MIC (@micsjc) e no Youtube do Céu Profundo.

A partir do dia 26 (terça-feira), os visitantes poderão visitar a exposição no horário de atendimento do Museu, de terça a sexta, das 9h às 12h, com agendamento prévio.

Nos dias 3 e 5 de maio, das 19h30 às 21h, Wandeclayt Melo ministrará uma oficina para os interessados em aprender a produzir as próprias imagens utilizando os dados do Telescópio Espacial Hubble. O formulário de inscrição é online e estará disponível após a live, neste link.

Botão Voltar ao topo