fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Prefeitura de São José realiza exame de prevenção de câncer bucal nas UBSs

A Prefeitura iniciou neste ano um atendimento domiciliar odontológico. (Foto: Divulgação/PMSJ)

A Prefeitura São José dos Campos realiza, do dia 25 ao 29 deste mês, exames de prevenção ao câncer bucal nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). A equipe de Saúde Bucal estará nas unidades para realizar os exames e também tirar dúvidas dos munícipes sobre o assunto.

O objetivo da ação agora em abril é sensibilizar principalmente os idosos, público que aumenta o movimento nas UBS’s nessa época do ano por conta da campanha de vacinação contra a Influenza.

A intenção é incentivar a população sobre a importância de ser examinada pelo dentista e identificar de forma precoce lesões de boca com potencial de malignização.

Câncer de boca

O câncer da boca é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. Dentre as causas estão o uso de cigarro, charuto ou cachimbo, consumo excessivo de álcool, exposição ao sol sem proteção e falta de higiene bucal.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) relaciona o câncer de boca ao tabagismo associado ao etilismo como um dos principais fatores para o aparecimento do câncer de boca, pois o consumo combinado de tabaco e álcool é um potencializador para o aparecimento desse tipo de câncer.

Para um bom prognóstico do câncer de boca, ou seja tratamento efetivo com alto índice de cura , a lesão deve ser detectada o mais precocemente possível , por isso é necessário

O câncer de boca deve ser detectado o mais precocemente possível para que o tratamento tenha um alto índice de cura. É necessário estar atento a qualquer alteração na boca, desde mudanças na coloração até o surgimento de lesões parecidas com uma afta, que não cicatrizem em até 15 dias. Em estágios mais avançados pode ser observado dificuldade de fala, mastigação e deglutição; dor e íngua no pescoço.

Botão Voltar ao topo