
Os novos jogos do Recupera Alfabetização estão chegando até as famílias dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede de ensino municipal. Os jogos pedagógicos estão sendo emprestados desde a última sexta-feira (25) para aprimorar a Alfabetização. Na próxima semana, será a vez das crianças do Pré 2 da Educação Infantil.
Mais de 18 mil kits de jogos pedagógicos poderão ser entregues aos estudantes da fase de Alfabetização. O empréstimo teve início no último final de semana nas reuniões de pais e responsáveis, que além dos materiais recebem orientações para o bom aproveitamento dos jogos com apoio da família.
Aprovação dos alunos
Na Emef Profª Ilga Pusplatais, que fica no Jardim Ismênia, na região leste, a novidade foi bem recebida por alunos e familiares. Os gêmeos Murilo de Freitas Melo e Felipe de Freitas Melo, de 6 anos, estão no 1º ano e, além dos jogos de videogame, vão dividir os momentos em casa com os jogos pedagógicos.
“Eles adoram jogos e com certeza vão brincar em casa juntos. Além de estudar e aprender, podem se divertir, isso é ótimo”, disse Andreia de Souza Melo, mãe da dupla.
Cláudia Aline dos Santos Mesquita é mãe do Otávio Rafael Mesquita Filho, 7 anos, do 2º ano, e também aprovou o material.
“Meu filho é uma criança autista. Ele aprende muito mais brincando, com jogos que atraiam sua curiosidade. Então, quanto mais lúdico melhor. Em casa temos alguns jogos e agora com esses será ainda melhor para ele se desenvolver”.
Aprendizagem divertida
Segundo a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, os jogos são a continuidade de uma série de ações do Programa Recupera e servem como “atividades de apoio à construção do processo de alfabetização e dos conhecimentos matemáticos dos alunos, como mais uma das ações de esforço para superar os impactos causados pela pandemia”.
A intenção é que de forma leve, natural e divertida, as oportunidades de aprendizagem dos alunos sejam ampliadas para as conquistas e o bom desenvolvimento de todos.
Recupera Alfabetização
A importante fase da Alfabetização recebe investimentos e uma atenção especial da Secretaria de Educação e Cidadania com os jogos para os alunos que estão nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Investimento que também irá beneficiar as crianças do Pré 2 da Educação Infantil.
A iniciativa faz parte do Programa Recupera Alfabetização, lançado em 2021.
O Recupera faz parte do Plano de Gestão 2021-2024 e, além de materiais inovadores, conta com novos professores, que foram contratados para o reforço nas escolas, formação específica de Alfabetização para educadores e recuperação intensiva e paralela, além de plantões aos sábados, que retornarão em abril.
Na Alfabetização, a rede de ensino municipal tem ainda com o segundo professor em sala de aula, um apoio a mais nas escolas para essa importante fase dos anos iniciais.