fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Museu do Folclore recebe quase 1.200 visitantes no início do ano

Professores e alunos do ensino médio da EE Dorival Monteiro de Oliveira, de São José, em visita à exposição. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Após um 2021 atípico em razão da pandemia, quando esteve aberto apenas nos últimos quatro meses do ano, o Museu do Folclore de São José dos Campos voltou a contabilizar números expressivos de visitantes. Em janeiro e fevereiro deste ano, as exposições permanente e temporária receberam 1.157 pessoas, contra 1.579 registradas de setembro a dezembro do ano passado.

Deste total do começo do ano, 765 visitantes foram do município e 392 de outras 101 cidades de 17 estados diferentes. Chama atenção neste registro o número de cinco turistas estrangeiros da Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França e Suécia que conheceram o museu pela primeira vez.

As visitas em grupo, que estavam suspensas, foram retomadas, principalmente para escolas. Elas podem ser feitas somente de terça a sexta, das 9h às 17h, e devem ser agendadas previamente telefones (12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354. Já as visitas espontâneas podem ser realizadas também aos sábados e domingos, das 14h às 17h.

Particularidades

Os artistas e namorados Douglas Reis, de Jacareí, e Isabella Siqueira, de Jambeiro (foto acima), estão entre os visitantes dos últimos meses e só conheciam o museu pelas redes sociais. “Essa foi a primeira vez que fizemos uma visita presencial à exposição e achamos incrível, por destacar trabalhos de artistas e trabalhos da região”, enfatiza Douglas.

Alguns visitantes, inclusive, acabaram reconhecendo na exposição uma proximidade muito maior do que imaginavam. Este foi o caso do rabequeiro e mamulengueiro Jeferson Leite (abaixo, à direita), natural de Fortaleza (CE) e morador de São José há um ano. “Conheço pessoalmente o mestre Saúba e gostei muito de ver um dos seus trabalhos na exposição”, disse Jeferson.

José Antonio da Silva, o mestre Saúba, ficou famoso em todo Pernambuco por criar brinquedos e é o autor da ‘engenhoca’ (que retrata uma fábrica artesanal de farinha), que faz parte da exposição do Museu do Folclore, na Sala das Tecnologias. A peça é uma das que mais chama a atenção dos visitantes.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e é gerido pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org

Botão Voltar ao topo