fbpx

Companhia “Barão de Pindamonhangaba” é transformada em Mecanizada

A 11ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada - Companhia Barão de Pindamonhangaba - deverá receber 12 viaturas blindadas Guarani

Militares da 11ª Companhia já com a boina preta. (Foto: Divulgação)

Militares da 11ª Companhia de Engenharia de Combate Leve – unidade do Exército Brasileiro em Pindamonhangaba (SP) – participaram de formatura para entrega da boina preta aos militares da 11ª Brigada de Infantaria Leve. Todas as organizações militares subordinadas à Brigada estiveram presentes no evento realizado no dia 8 de março em Campinas (SP).

A mudança da boina verde-oliva para a preta é decorrente da mecanização da 11ª Bda Inf L, que até 2023 terá cerca de 125 blindados em suas organizações militares e passará a se chamar 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada (11ª Bda Inf Mec).

Com essa alteração, a 11ª Companhia de Engenharia de Combate Leve em Pindamonhangaba passará a ser chamada de 11ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada e deverá começar a receber a partir do início de 2023 os primeiros veículos blindados Guarani, de um total de 12, destinados ao transporte de pessoal.

A mudança resgata parte da história da unidade conhecida ainda nos dias atuais como Blindada. A Companhia, instalada no bairro Campo Alegre, é datada de 1985, quando foi criada com natureza Blindada e assim permaneceu por 19 anos. Depois desse tempo, o Exército remodelou sua frota de blindados e a “Blindada” ganhou a atual designição: 11ª Companhia de Engenharia de Combate Leve, que já dura 17 anos.

Veículos blindados Guarani. (Foto: Divulgação)

De acordo com a Companhia Barão de Pindamonhangaba, a mecanização ampliará as capacidades operacionais da Unidade para superar os desafios do combate moderno.

Botão Voltar ao topo