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CBA conquista assento da Comissão Internacional de Carros Históricos da FIA

Indicado pelo presidente Giovanni Guerra, Paulo "Loco" Figueiredo foi eleito para o biênio 2022/2023

Paulo “Loco” e Wilson Fittipaldi Jr. (Foto: Arquivo Pessoal)

Figura marcante do automobilismo, Paulo ‘Loco’ Figueiredo foi eleito membro titular da Comissão Internacional de Veículos Históricos da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), para o biênio 2022/2023, após indicação de Giovanni Guerra, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Além do cargo na FIA, Paulo “Loco” é presidente da Comissão Nacional de Carros Históricos da CBA e delegado na Comissão Histórica da Confederação Desportiva Automobilística Sul-americana (Codasur).

“Eu já entrei em contato com a FIA e o próximo passo é um intercâmbio entre o nosso automobilismo clássico com o que é feito na Europa, até chegarmos ao ponto de levar carros clássicos de corrida para eventos em outros continentes”, explicou.

Seu trabalho na presidência da comissão da CBA está voltado a alavancar competições com os carros antigos, que sofreram brusca parada durante a pandemia. “Queremos colocar os carros novamente nas ruas. Esses torneios são mais que corridas, são desfiles”, relatou.

A grande dificuldade no momento é conseguir horários nos autódromos, principalmente Interlagos, por conta da volta dos eventos. “Neste primeiro momento, temos o obstáculo da grade de horário, porém, estamos buscando alternativas para fazer o evento junto a outros já programados. Nossa expectativa é fazer de São Paulo um laboratório e levar o evento para outras capitais”, completou.

Crescendo rodeado no mundo do automobilismo, influenciado pelo pai (ex-piloto de testes pela Simca), Paulo ‘Loco’ já foi responsável por uma das maiores coleções de carros antigos do país, com acervo de mais de 300 carros históricos.

Em exibição com a recriação do Alfa Romeo de 1950. (Foto: Arquivo Pessoal)

Atualmente, é piloto da categoria Gold Classic com um protótipo Aldee e bolha do Alfa DTM 155. Além disso, mantém seu trabalho de curadoria com a Família Fittipaldi. É também restaurador e construtor de “recriações” de carros históricos.

Nesse último segmento de atuação, seu trabalho mais recente é o Alfa Romeo 159 Bimotor, carro utilizado pelo primeiro campeão mundial de Fórmula 1, o italiano Gulseppe Farina, em 1950.

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