fbpx

Ubatuba atualiza situação após chuvas do dia 20

Nove famílias continuam abrigadas na EM Padre José de Anchieta; município permanece em estado de alerta

Município permanece em estado de alerta. (Foto: Divulgação/PMU)

Ubatuba registrou 211 mm de média de chuva em 24 horas (de 22h de sábado até 22h de domingo) – quantidade que era prevista para todo o mês de março. O índice foi calculado levando-se em consideração os 18 pluviômetros espalhados pela cidade e ultrapassou o recorde histórico de chuvas para o mês de março, que era de 201mm em um único dia, registrado no ano de 1998.

Devido a algumas ocorrências de alagamento, famílias que tiveram suas casas atingidas foram direcionadas para a EM Padre José de Anchieta. Na manhã desta segunda-feira, 21, ainda se encontram no local um total de nove famílias /34 pessoas, sendo 13 adultos e 21 crianças e adolescentes. Todos são da região central – Parque Guarani e avenida Rio Grande do Sul. A previsão é que todos retornem para suas casas no período da tarde.

A prefeitura ainda informa que doações não são mais necessárias. De acordo com a Secretaria de Assistência Social, kits com produtos de higiene estão sendo montados e serão entregues para as famílias. Os alimentos oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade também serão repassados às pessoas afetadas pelas chuvas.

Além do socorro prestado aos desabrigados, a Defesa Civil ainda atendeu uma média de oito ocorrências de queda de árvore no município durante o período mencionado. As equipes continuam fazendo o monitoramento das áreas de risco até que Ubatuba saia do estado de alerta. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden), ainda existe previsão de risco geológico de moderado a alto para nossa região – entretanto, essa situação pode sofrer alterações durante o dia devido a alguma condição climática de frente fria.

A Defesa Civil também alerta que é extremamente importante que pessoas que se encontram em áreas de risco redobrem a atenção, principalmente, os que residem em áreas de encosta ou beirada de rio. Em situações de alagamento, a recomendação é não atravessar os locais atingidos e nunca enfrentar enxurradas. A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 em qualquer horário, pois o canal fica disponível 24 horas.

Confira o saldo da chuva em 24 h
321 mm Almada
260 mm Poruba
346 mm Itamambuca
222 mm Figueira
189 mm Pq ministérios
207 mm Ipiranguinha
203 mm Marafunda
166 mm Rio grande
229 mm Centro I
254 mm Centro II
228 mm Tenório
250 mm Pereque Mirim
217 mm Lázaro
155 mm Praia dura
161 mm Maranduba
114 mm sertão da quina
122 mm Araribá

Botão Voltar ao topo