fbpx

Seleção brasileira viaja para a disputa do Mundial Indoor de Belgrado

(Foto: Divulgação/CBAt)

A seleção brasileira embarcou na noite desta segunda-feira (14/3), em dois voos diferentes, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, para a disputa do Campeonato Mundial Indoor de Atletismo, que será realizado de sexta-feira (18/3) a domingo (20/3), em Belgrado, na Sérvia.

A delegação seguiu com uma equipe de 17 atletas – 11 homens e seis mulheres –, prontos para tentar os melhores resultados possíveis no evento que reunirá representantes de 137 países. A atração do Brasil é Darlan Romani, que ficou em quarto lugar na prova do arremesso do peso nas edições de Portland-2016, nos Estados Unidos, e de Birmigham-2018, na Grã-Bretanha.

Recordista sul-americano ao ar livre, com 22,61 m, o atleta catarinense de 30 anos melhorou seu recorde continental em pista coberta no dia 20 de fevereiro, em Cochabamba, na Bolívia, ao conquistar a medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano Indoor, com a marca de 21,71 m. “Estou bem treinado e focado em obter um bom resultado. Não falo de marcas, mas de fazer o melhor”, comentou Darlan, antes da viagem.

Outras atrações, com base em seus resultados indoor, são Rosângela Santos (IICB-RJ), recordista sul-americana dos 60 m, com 7.17, e Rafael Henrique Pereira (Clã Delfos-MG), que este ano correu quatro vezes a marca continental dos 60 m com barreiras, com 7.58.

E, claro, Thiago Braz, que já está na Europa e vem obtendo bons resultados na temporada. Campeão olímpico no Rio-2016 e bronze em Tóquio-2021, ele tem se destacado na competições indoor de 2022, tendo saltado 5,91 m no dia 6 de março, em Rouen, na França.

Da lista de convocados, o Brasil não contará com três atletas: Geisa Arcanjo, do arremesso do peso, pediu dispensa, e Almir Cunha dos Santos e Núbia Soares, ambos do salto triplo, estão contundidos e apresentaram os laudos médicos exigidos pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) antes do embarque de todas as delegações para competições oficiais.

Almir Júnior, ganhador da medalha de prata em Birmingham-2018, comunicou no sábado (12/3) por meio de seu treinador, José Haroldo Gomes, o Arataca, que sentiu dores no posterior da coxa. “Depois de passar por tratamento intensivo e por avaliações dos médicos André Guerreiro, da CBAt, e Fabio Krebs, solicitamos a dispensa do atleta”, disse o treinador.

Já Núbia informou ao médico André Guerreiro que teve dor aguda no tendão de Aquiles direito e fez uma ressonância, cujo resultado saiu nesta segunda-feira (14/3). A brasileira treina na Espanha e vinha sentindo dores há 15 dias, mas a lesão se agravou. Foi constatada uma tendinite, que a impede até de correr no aquecimento.

Para assegurar as melhores condições de competição e garantir a integridade de seus atletas a CBAt exige atestado médico sobre a condição física do atleta na formação de suas seleções brasileiras.

A delegação viajou pelas companhias Swiss Airlines e Luftansa e seguiu com o chefe Deraldo Ferreira Oppa (CBAt) e os delegados Fernando dos Reis e Domingos Pandeló (CBAt). O treinador-chefe é Renan da Mota Valdiero (RJ) e os treinadores são Darci Ferreira da Silva (SP), Mauro Roberto Fonseca França (MG), José Haroldo Loureiro Gomes (RS), Vitali Petrov (CBAt), Silvana Vieira (PR) e José Antônio Rabaça (SP).

A seleção contará com o auxílio do médico Andre Luís Lugnani de Andrade (SP), da fisioterapeuta Sheyla Souza Alves Oechsler (SC) e do massoterapeuta Jorge Antônio Lima (SP).

Os atletas são os seguintes:

Feminino
Rosângela Cristina Oliveira Santos – 60 m
Vitória Cristina Silva Rosa – 60 m
Vitória Sena Batista Alves – 60 m com barreiras
Ketiley Batista – 60 m com barreiras
Eliane Martins – salto em distância
Lívia Avancini – arremesso do peso

Masculino
Felipe Bardi dos Santos – 60 m
Erik Felipe Barbosa Cardoso – 60 m
Lucas da Silva Carvalho – 400 m
Rafael Henrique Campos Pereira – 60 m com barreiras
Gabriel Oliveira Constantino – 60 m com barreiras
Thiago Braz da Silva – salto com vara
Samory Uiki Bandeira Fraga – salto em distância
Alexsandro do Nascimento de Melo – salto triplo
Fernando Carvalho Ferreira – salto em altura
Thiago Júlio Alfano Moura – salto em altura
Darlan Romani – arremesso do peso

Botão Voltar ao topo