fbpx

São José: reforma das instalações dá nova cara ao Parque Augusto Ruschi

Os sanitários de visitantes seguem os conceitos de acessibilidade e sustentabilidade. (Foto: Adenir Britto/PMSJC)

Desde o início do ano, o Parque Natural Municipal Augusto Ruschi, na região norte de São José dos Campos, está com a estrutura predial totalmente reformada e ampliada.

No momento, a Unidade de Conservação de Proteção Integral, localizada no Costinha, vem se estruturando (composição dos espaços, aquisição de móveis, criação de identidade visual, implantação de sinalização) para retomar as atividades de visitação, que é um dos objetivos da unidade, além da proteção da área natural e biodiversidade e realização de pesquisas científicas.

As instalações existentes, construídas na década de 70, passaram por modificações e adaptações, obedecendo a critérios de economia e acessibilidade. O obra foi concluída no final do ano passado, com investimento de R$ 700.947,11. Os recursos foram obtidos junto à Câmara de Compensação Ambiental Estadual (CCA/SP) e ao Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam).

Os serviços incluíram a revisão do sistema elétrico e hidráulico da sede do parque, reforma dos sanitários de visitantes, com implantação de sistema de saneamento, e do Centro de Estudos, que abrigará pesquisadores e estudantes. O espaço para receptivo dos visitantes e partes da área administrativa da unidade também foram remodelados.

Próximo aos sanitários, foram construídos dois tanques de evapotranspiração (tevap) e dois círculos de bananeiras. Essas fossas ecológicas realizam o tratamento dos efluentes dos sanitários, impedindo a poluição dos cursos-d’água.

Formado por remanescente de mata atlântica, o Parque Augusto Ruschi tem 243 hectares de área, coberta quase integralmente por vegetação nativa e com enorme variedade de animais, entre eles o anfíbio Scinax cardosoi – primeiro espécime registrado no estado de São Paulo – e o sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita), espécie de primata entre as 25 mais ameaçadas do mundo.

Diferente dos parques públicos, como o Vicentina Aranha e o Santos Dumont, o Augusto Ruschi é uma área protegida por lei, com atividades voltadas à sensibilização ambiental e proteção do patrimônio natural e da biodiversidade. Mais informações na página da unidade de conservação.

Botão Voltar ao topo