São José: Câmera de reconhecimento facial do CSI localiza foragido

Após reconhecimento facial, guardas municipais encaminharam o foragido da Justiça para delegacia em São José. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Guardas civis municipais prenderam na quarta-feira (16) um foragido da Justiça depois que ele foi flagrado por uma câmera de reconhecimento facial no centro de São José dos Campos.

A identificação da imagem pelo CSI (Centro de Segurança e Inteligência), da Prefeitura de São José dos Campos, fez disparar o alerta no local, indicando localização de uma pessoa procurada pela Justiça.

Viaturas da GCM (Guarda Civil Municipal) que faziam patrulhamento na região foram acionadas e guardas municipais abordaram o suspeito, que tinha mandado de prisão por furto qualificado em São José.

Mais segurança

Esse foi o segundo caso de identificação de foragido feito a partir do reconhecimento facial. No primeiro caso, em janeiro, o foragido era de Goiânia e condenado por tráfico de drogas.

Em outras ocorrências, a localização foi feita pela placa do carro, cuja documentação está em nome de uma pessoa que tem registro criminal. A partir do veículo, a pessoa é abordada e encaminhada a autoridades judiciais.

Um convênio entre a Prefeitura de São José e o Ministério da Justiça permite que o CSI tenha acesso a uma plataforma que disponibiliza informações sobre foragidos da Justiça de todo o país.

Em nove meses de criação do CSI, 99 pessoas foram presas graças à tecnologia do Centro de Segurança e Inteligência e à dedicação das forças de segurança, que trabalham de forma integrada 24 horas por dia no Centro e nas operações externas.

Botão Voltar ao topo