fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Museu do Folclore é uma boa opção de lazer nas férias em São José

Casa da Farinha é um dos objetos da Sala das Tecnologias, que faz parte da exposição permanente do Museu do Folclore. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Janeiro é mês de férias e para quem ficou na cidade há boas opções de lazer. Uma delas é conhecer o Museu do Folclore de São José dos Campos, que fica no Parque da Cidade, em Santana, na região norte.

A entrada é gratuita e a visita pode ser feita de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h; de forma espontânea ou em grupo (com agendamento prévio).

Sua principal atração é a exposição permanente ‘Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional’, que destaca a cultura popular da região, por meio de objetos, fotos, vídeos e textos colocados em sete ambientes diferentes. A exposição foi montada sob curadoria do museólogo e antropólogo Raul Lody.

Vista parcial da Sala Identidades
No local também é possível apreciar a exposição temporária ‘Território de Sonhos e Lembranças’, que reúne trabalhos em bordado da artista popular e bordadeira Therezinha Mariano Pinheiro, natural de Itapetininga (SP), conhecida em São José como Dona Thereza da Pousada do Vale, bairro onde mora.

Exposição virtual e presépio
Além dessas duas exposições, ainda é possível visitar, mas de maneira virtual, uma segunda mostra temporária, ‘Com quantas histórias se monta um presépio?’, que por meio de textos, fotos e vídeos (depoimentos) recria algumas das muitas histórias vivenciadas pelo museu ao longo dos anos, em torno desse símbolo natalino.

O visitante também pode conhecer o presépio do museu, montado na área externa do prédio das exposições. Ele faz parte do Ciclo de Natal do museu e, anualmente, é montado por alguém da comunidade. Neste ano, a montagem ficou a cargo da joseense Aparecida Donizetti Santana de Souza, que recebeu ajuda do marido, dos filhos e amigos.

Biblioteca especializada
Se depois de visitar as exposições e o presépio, o visitante quiser conhecer um pouco mais sobre estes e outros assuntos relacionados à cultura popular, a dica é ir até a Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni, do próprio museu, que fica no prédio anexo.

O espaço funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h, e possui um acervo com mais de quatro mil obras em livros, DVDs e CDs, que podem ser emprestados (mediante cadastro) e pesquisados pela internet (https://cecp.phlnet.com.br).

Chegada das Bandeiras
Ainda neste mês, especificamente no dia 30 (domingo), será possível acompanhar de perto no Museu do Folclore uma das muitas manifestações folclóricas da nossa região, a Folia de Reis. Neste dia, cerca de 13 grupos deverão participar de mais um encontro conhecido como Chegada das Bandeiras.

O momento marcará o encerramento do Ciclo de Natal e o fechamento do presépio do museu. A atividade é aberta ao público e começará às 9h, devendo se estender até o final da tarde, com a realização de uma missa e benção das bandeiras.

Gestão
O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona sob gestão do Centro de Estudos da Cultura Popular, organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Conheça mais sobre o museu e seus projetos acessando o site www.museudofolclore.org.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 e (12) 3924-7354

Botão Voltar ao topo