fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Museu do Folclore em São José completa 25 anos e implanta ações inovadoras

Exposição permanente recebe projeto de acessibilidade para atender melhor as pessoas com deficiência. (Foto: Divulgação/PMSJC)

O Museu do Folclore de São José dos Campos completará 25 anos de criação em 2022, ano em que serão implantadas algumas ações inovadoras, como um projeto de acessibilidade na área expositiva, destinado especialmente a pessoas com deficiência (auditiva e visual); continuidade na implantação de uma nova base de dados de gestão do acervo e catalogação do acervo digital.

“Com estas inovações, vamos aprimorar o atendimento ao público, tanto nas visitas às exposições (permanente e temporária) como no acesso ao nosso acervo. Isso representa um avanço muito importante para o museu”, destaca a gestora do Museu do Folclore, Francine Maia.

Também serão realizados no período os projetos Ouvindo por Acaso (mensal), Balaio Galeria (mensal), Ciclo de Natal e Chegada das Bandeiras (janeiro), Museu Vivo (início em fevereiro), Dialogando com o Folclore (abril), exposições temporárias (maio e agosto) e Coleção Cadernos de Folclore (28º volume).

Retomada

Após o recesso de uma semana, entre as comemorações do Natal e Ano Novo, o Museu do Folclore retomará suas atividades nos dias 3 (setor administrativo e biblioteca – segunda a sexta, das 8h às 17h) e 4 (setor expositivo e presépio – terça a sexta, das 9h às 17h, sábados e domingos, das 14h às 17h).

“Na próxima semana daremos continuidade aos preparativos para o nosso primeiro evento do ano, o encerramento do Ciclo de Natal, previsto para o dia 30 de janeiro, quando realizaremos o fechamento do presépio e a Chegada das Bandeiras, que deverá contar com 13 Folias de Reis”, explica Francine Maia.

Gestão

O Museu do Folclore está instalado no Parque da Cidade desde 1997 e sua gestão é feita pelo Centro de Estudos da Cultura Popular, organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 e (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org

Botão Voltar ao topo