fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

A história inspiradora de Ricardo Santos, youtuber do canal “Ricardão na Cozinha”

Aprenda uma receita especial para preparar frango à moda caseira

Ricardo Santos é o novo entrevistado desta coluna. (Foto: Arquivo pessoal)

Enfim deixamos o ano de 2021 para trás, um ano desafiador e de muitas perdas. Agora é a hora de escrevermos uma nova história, sermos mais conscientes e perseverantes. O vírus continua aí e sua temida variante também, por isso é importante que cada um de nós faça a sua parte e que tenhamos um feliz Ano Novo!

Sem mais delongas, bora iniciar o ano falando da vida alheia. Não me lembro se falei aqui sobre meus garimpos nas redes sociais. Passo horas analisando perfis na esperança de achar cozinheiros amadores ou profissionais que queiram compartilhar parte da sua trajetória conosco.

Nestas minhas buscas, encontrei o Ricardo, que completa seus 46 anos exatamente neste domingo (16). Um tímido capricorniano que encontrou na culinária um modo de driblar a timidez e a ansiedade. Apaixonado por música e cozinha, ele nos conta que cozinhar pra ele é ter tranquilidade, prazer e gratidão!

Seu primeiro contato com a cozinha foi quando saiu do Exército e montou um “disk marmitex” juntamente com a mãe do seu filho, onde precisou aprender a cozinhar na marra. Logo, se viu fazendo ovos de chocolate e trufas para ajudar na renda familiar.

Os anos se passaram e começou cozinhar para si mesmo e para seu filho João Vitor que mora com a mãe, mas sempre está na sua casa. Com isso foi se aventurando na cozinha, fazendo deliciosos pratos nas suas folgas também para os amigos e família.

Nas redes sociais, Ricardo sempre gostou de postar memes, vídeos e frases motivacionais que acabaram ajudando muitas pessoas e fazê-las rirem como nunca riram antes.

Em 2018, mudou-se para seu novo apartamento e pensou em ter um canal no YouTube sobre algo que gostava de fazer, e claro que seria sobre comida.

Foi então que surgiu o canal “Ricardão na Cozinha” que estreou no dia 1ª de agosto de 2021, que hoje conta com 305 inscritos e traz deliciosas receitas descomplicadas para o dia a dia.

Um dos pratos prediletos do Ricardo é o frango à moda caseira. (Foto: Arquivo pessoal)

A escolha do nome para o canal foi feita pelos amigos do seu trabalho que ficaram entusiasmados com a idéia. Um falou: – “cozinhando com o Ricardão” e o outro rebateu: – “Ricardão na cozinha”, soa melhor e assim surgiu o nome.

Apesar de não gostar da sua voz na filmagem, ser tímido e não entender de edição de vídeo, colocou na cabeça que iria fazer acontecer! O filho auxilia em alguns momentos durante as filmagens para dar mais dinamismo e ele mesmo aprendeu a fazer as edições.

Quando perguntei sobre a inspiração para tudo isto, ele me respondeu: “Acho que tive que buscar em mim mesmo, com o problema, com a ansiedade. Cozinhar, receber amigos e montar a mesa me traz tranquilidade. Ver no rosto das pessoas a felicidade em saborear minhas comidas é algo muito prazeroso e que me deixa muito feliz”, diz.

Falando em sonhos, o sonho dele é se aperfeiçoar na gastronomia. Para isso conta com o apoio da família e de alguns amigos próximos que o incentivam muito.

Em comemoração ao aniversário do querido Ricardo, fizemos esta entrevista para motivar pessoas e mostrar que qualquer um pode mudar o rumo da sua história. As vezes achamos que estamos fazendo algo tão pequeno, mas tenha certeza que muitas pessoas são inspiradas por bons exemplos.

Então, bora aprender uma deliciosa receita caseira de frango, prato que foi um dos primeiros que cozinhou e uns do que mais gosta de fazer.

Receitinha especial para vocês. (Foto: Arquivo pessoal)

Coxa e sobrecoxa ao molho

2kg de coxas e sobrecoxas, temperei com páprica defumada, Lemon Pepper, sal e pimenta do reino a gosto
150 gramas de azeitonas fatiadas (verde ou pretas)
150 gramas de bacon fatiado
1 cebola picadinha
4 dentes de alho picado
1 cenoura grande ralada
2 batatas raladas
1 pimentão ralado
1 sachê de molho de tomate
1 lata de tomate pelado picado
Cheiro verde a vontade

Modo de preparo

Aqueça a panela e coloque um pouco de azeite ou óleo. Frite o bacon e quando estiver dourado retirar da panela, selar as coxas e sobrecoxas (na mesma panela) até ficarem douradas dos dois lados.

Nesse ponto, frite a cebola e o alho, acrescente o bacon, a cenoura, a batata e o pimentão. Deixe refogar por dois minutos, acrescente o molho de tomate, o tomate pelado e as azeitonas. Cozinhar até o frango estar macio, coloque uma colher de café de açúcar para tirar a acidez do tomate.

Acerte o sal, coloque um pouquinho de pimenta calabresa e chimichurri.

Quando estiver macio desligue o fogo acrescente cheiro verde e sirva com arroz branco e salada.

Prato prontinho. Servidos? (Foto: Arquivo pessoal)

Botão Voltar ao topo