publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Militares da FAB participam do 59º Campeonato Mundial de Pentatlo Aeronáutico

O evento aconteceu em Las Palmas, na Espanha. Com o terceiro lugar por equipes masculino e feminino, o Brasil se consolida entre as grandes potências da modalidade. (Foto: Major Fontes / CDA)

A 59ª Edição do Campeonato Mundial de Pentatlo Aeronáutico aconteceu de 12 a 18/12, em Las Palmas, na Espanha. O evento do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM) marcou o retorno da competição, que não era realizada desde os Jogos Mundiais Militares, da China, em 2019. Nesta edição, participaram dez países, com um total de 63 militares, sendo o Brasil o único País fora do continente Europeu.

Representaram o Brasil os seguintes militares na equipe masculina: Major Aviador André Rossi Kuroswiski, do efetivo do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); Major Aviador Joel Eloi Belo Júnior e Tenente Aviador Gabriel Tavares Todesco, do efetivo da Academia da Força Aérea (AFA); e o Tenente Aviador Ariel José Pimentel Kaczmark, do efetivo do Esquadrão Flecha (3º/3º GAV).

Já a equipe feminina foi composta pela Capitão Intendente Mayara Soares da Silva, do efetivo da Diretoria de Administração da Aeronáutica (DIRAD); Tenente Andressa Midori Nishigwa Silva Lopes, do efetivo do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II); e pela Sargento Ellen Caroline de Souza, do efetivo do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Salvador (DTCEA-SV).Clique aqui para baixar a imagem original

O Major Kuroswiski, atleta mais experiente e o mais bem colocado do Brasil na 59ª Edição do Campeonato Mundial de Pentatlo Aeronáutico, comentou sobre o evento. “Este evento marcou a retomada do pentatlo aeronáutico em nível internacional e pouco sabíamos sobre a preparação dos demais países, o que deixou o desafio ainda maior. As equipes do Brasil, tanto masculina, quanto feminina, se superaram em diversos momentos da competição, mostrando que continuamos fortes na modalidade”, disse.

Clique aqui para baixar a imagem originalOs maiores destaques da equipe foram o Major Kuroswiski, campeão da prova de destreza e segundo lugar na prova de tiro esportivo; a Capitão Mayara, segundo lugar na prova de destreza; a Sargento Ellen, terceiro lugar na prova de destreza e segundo lugar na prova de pista de obstáculos; e o Tenente Kaczmark, terceiro lugar na pista de obstáculos. Com o terceiro lugar por equipes masculino e feminino, o Brasil consolidou-se entre as grandes potências da modalidade.

O chefe da equipe brasileira de Pentatlo Aeronáutico, Major de Infantaria Marcus Vinícius Fontes, enalteceu a participação. “Foi desafiador, tendo em vista que a equipe retornou aos treinamentos após um ano e meio sem qualquer tipo de atividade física. Enfrentamos equipes muito fortes, como a Ucrânia, a Rússia e a própria anfitriã”, comemorou.

Botão Voltar ao topo