publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José faz operação piloto do VLP com usuários do transporte

Usuários embarcam no VLP, no primeiro dia da operação piloto do novo modal do transporte público . (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

São José dos Campos colocou em operação o primeiro VLP (Veículo Leve sobre Pneus) 100% elétrico fabricado no país, na manhã desta terça-feira (28), com usuários do transporte público.

As viagens serão realizadas nos sentidos região sul/Terminal Central e sentido contrário, em um percurso de cerca de 11 quilômetros por viagem, entre 10h e 16h. Não haverá cobrança de passagem.

A fase experimental segue até o início da operação do novo sistema de transporte coletivo com veículos elétricos, em 2022, com a entrega da primeira etapa da Linha Verde. A operação está sendo monitorada por técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana.

Para a operação piloto, foi elaborado um trajeto especial ligando a região sul, a mais populosa da cidade, até o terminal Rodoviário de São José.

Nas viagens experimentais, os VLPs trafegam pelos principais corredores das regiões central e sul, como as avenidas São José e Madre Thereza, Dr. Adhemar de Barros e Heitor Villa Lobos, pontos de integração como a Praça do Rotary, além das avenidas Florestan Fernandes (Anel Viário), Dr. João Batista de Souza Soares e Estrada Velha, cortando as ruas Bacabal e Candeias, passando pelo Condomínio Eldorado e com ponto final na rua Manuel Vieira, em frente à faculdade Anhanguera.

No total, São José adquiriu 12 veículos articulados 100% elétricos, que serão integrados ao transporte público.

Aprovação popular

Usuários que embarcaram nas primeiras viagens do VLP aprovaram o novo modal que vai ser integrado no transporte público da cidade.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

O eletricista aposentado Cícero Ferreira de Menezes, 70 anos, morador do Jardim Vale do Sol, na região sul, foi o primeiro passageiro a embarcar no VLP. “É bonito e dá para carregar muita gente. Não faz barulho, é confortável e tem até ar condicionado. Vou trazer meus netos para conhecer e passear nele”.

O eletricista Cícero Ferreira, o primeiro a embarcar no VLP

A dona de casa Patrícia Andreia Domingues de Almeida, 46 anos, moradora do Jardim Morumbi, também na região sul, ficou impressionada com o novo modal do transporte público. “Até arrepiei quando entrei. Tudo é moderno e confortável. Vale muito a pena esse investimento no conforto para os trabalhadores e para as famílias. Que orgulho. Espero que as pessoas respeitem e cuidem desses super ônibus”.

O estudante Felipe de Sousa Dutra, 16 anos, morador do Jardim República, na região sul, destacou a tecnologia sustentável do VPL. “Só o fato de ser elétrico já ajuda muito o meio ambiente. E também é moderno com carregador de celular e com esse piso muito bonito”, disse.

Já o operador de máquina, Francinaldo Costa Alves, morador do Parque Interlagos, também na região sul, fez uma série de vídeos e fotos dentro do VLP para enviar para sua filha Helen, que mora no Maranhão. “Achei muito bonito. É chique demais, parece coisa de outro país. Eu quero mostrar para minha filha que tem até lugar para carregar o celular aqui. Para mim, é nota 10 com certeza”.

Novo modelo

Com 22 metros de comprimento, os VLPs possuem baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) com autonomia para rodar até 250 km, com uma carga completa de três horas e capacidade para 168 passageiros, além de espaços para cadeirantes. Os veículos foram fabricados pela BYD.

Os VLPs têm poltronas estofadas com apoio de cabeça e conectividade por meio de entradas USB, monitores instalados no teto, rádio e alto falantes. Os veículos possuem seis câmeras, sendo duas com infravermelho.

Em vez de espelhos retrovisores, há duas câmeras de alta definição, que cobrem um campo de visão maior e permitem que os motoristas vejam pontos cegos.

Os VLPs de São José também possuem um sistema UV-C de desinfecção do ar instalado no ar-condicionado, acabamento com aditivos antimicrobianos nas poltronas, balaústres e pega mãos.

Desde que chegaram ao município, em 9 de novembro, os VLPs já passaram por quatro testes operacionais, como de giro e parada simulada, pelas ruas da cidade.

Botão Voltar ao topo