São José dos Campos voltou a registrar em novembro saldo positivo na geração de empregos formais com 1.185 vagas.
Com os números de novembro, São José chegou a um saldo positivo de 8.923 empregos nos últimos 12 meses (dezembro de 2020 a novembro de 2021).
Neste ano, em 11 meses, a cidade alcançou saldo positivo de 9.460 postos no mercado formal de trabalho gerados no período.
Os dados fazem parte do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados nesta quinta-feira (23) pelo Ministério do Trabalho e Previdência.
O saldo positivo de empregos aconteceu pelo 11º mês consecutivo, consolidando a retomada econômica do município.
Segundo a metodologia do Caged, o saldo de emprego é o resultado da diferença de admissões e demissões e se refere a empregos formais, com carteira assinada.
Serviços e comércio
A criação de empregos com carteira assinada em São José foi puxada ao longo do ano principalmente pelos setores de serviços e comércio.
No mês de novembro, o setor de serviços liderou o ranking com saldo positivo de 773 vagas, seguido pelo comércio com 467 empregos com carteira assinada.
A indústria registrou saldo positivo de 129 vagas em São José em novembro, segundo o Caged.
Qualificação
Para capacitação e qualificação para o mercado de trabalho, a Prefeitura de São José investe em cursos de qualificação, ampliando as chances de recolocação dos trabalhadores. Em 2021, foram oferecidas cerca de 25 mil vagas em cursos gratuitos para a população.
O aumento das vagas e a criação de novos cursos está prevista no Plano de Gestão 2021/2024. Todos os cursos são gratuitos e são ministrados na modalidade presencial ou EaD (Ensino à Distância