A noite de segunda-feira, 20, foi inédita em Ubatuba. A Secretaria de Educação reuniu representantes das unidades escolares no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto para a premiação das Experiências Inovadoras de Educação.
Na cerimônia, também foram premiados os alunos mais pontuados na 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP.
As práticas pedagógicas significativas, elaboradas e realizadas durante o ano de 2021 nas unidades da Rede Municipal de Ensino, foram elencadas no site da Prefeitura de Ubatuba para votação do público em cada segmento: Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais), Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio, Sala de Recursos e EJA.
Foram mais de 5800 pessoas interagindo, que puderam escolher entre 22 experiências inscritas. A secretária de Educação, Fatinha Barros, explicou que o prêmio foi criado para dar o reconhecimento às práticas pedagógicas ressignificadas no momento da pandemia de forma democrática.
“A gente acredita que no próximo ano vamos continuar realizando o prêmio e mais professores irão colocar as suas práticas para serem divulgadas. Nós da secretaria pudemos apreciar quantas coisas lindas vocês criaram neste ano de pandemia em todas as modalidades e isso é a nossa Educação do município”, comemorou Fatinha.
A prefeita Flavia Pascoal falou sobre a importância das trocas de experiência das práticas pedagógicas e compartilhou sua felicidade em participar desse momento. “Também estou feliz com o envolvimento da sociedade, pois a população está se envolvendo no processo de aprendizagem. Para o próximo ano, teremos muitas ferramentas de trabalho para que vocês possam desenvolver mais e mais projetos”, garantiu.
A prefeita ainda falou sobre as iniciativas como a instalação de um laboratório de ciências nas escolas, os polos de inovação tecnológica em parceria com a Faz Educação, as tratativas para a implantação de um polo tecnológico em parceria com o governo do estado na EM Padre José de Anchieta e os avanços da pasta neste ano, como a entrega de kits de brinquedos e parques adaptados para as escolas, entrega de equipamentos e melhorias estruturais nas unidades escolares e, por fim, sobre o pagamento do abono aos professores – que teve todo um aporte jurídico para concessão.
Flavia encerrou suas palavras anunciando a instalação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp em Ubatuba no próximo ano, funcionando na EM Olga Gil no período noturno..
O evento ainda teve a participação da escola Saloly Furtado, que apresentou duas coreografias, encantando os presentes.
Ao final, todos puderam participar de um momento de magia, com a chegada do papai noel do Natal Azul: uma iniciativa da Associação de Pais do Espectro Autista de Ubatuba (Apeau). O objetivo da ação é promover, ainda mais, a inclusão das pessoas com autismo na sociedade. “Nosso desejo é fazer da nossa cidade de Ubatuba uma referência em inclusão”, finalizou o papai noel.
Premiados Práticas Pedagógicas:
Segmento EJA
Projeto Vivência Caiçara
Luciene Rezende de Souza Queirós – EM Profª Olga Ribas de Andrade Gil
Segmento Sala de Recursos Multifuncionais
Projeto Os Direitos da Aprendizagem na Sala de Recursos
Andrea Menezes Giannini Santana – EM Prof Idalina Graça
Projeto Acolhimento
Patrícia Chahin Bohn – EM João Alexandre
Segmento Ensino Fundamental Anos Iniciais
Projeto Pop-it Didático
Juliana Silickas de Barros – EM profª Maria das Dores Carpinetti
Projeto Eu Conto o Conto
Fernanda Righetto Toledo Leite Pagani Costa – EM Profª Altimira Silva Abirached
Segmento Educação Infantil
Projeto Cultura Caiçara
Thais Rosa dos Santos Nagy – Emei Helena Maria
Projeto Passinhos Encantados no Jardim
Monica Viviane Varalo Álvaro – E.M. Profª Virgínia Melle da Silva Lefévre
Confira os alunos premiados pela OBMEP:
1º lugar – Samuel Hanazaki Miranda de Oliveira – EM Profª Altimira Silva Abirached
2º lugar – GiovannY Bicicchi – EM Profª Olga Ribas de Andrade Gil
José Maurício Vieira de Souza – EM Governador Mario Covas Junior