publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Defesa Civil de São Sebastião dá início à Operação Chuvas de Verão

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR), dá início a Operação de Chuvas de Verão (OPOV) 2021/2022, programa de preventivo e de socorro, que tem caráter assistencial e recuperativo por meio de técnicas e procedimentos especializados para o período de chuvas.

O plano inclui o levantamento de acumulado de chuvas, previsão meteorológica e vistorias de campo (encostas e áreas de risco principalmente).

Nos últimos meses, para a reciclagem de conhecimento e técnicas para o período de chuvas, a Defesa Civil do município tem participado de workshops fornecidos por instituições e órgãos públicos, como Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), Instituto de Pesquisa Ambientais (IPA), Instituto de Pesquisa Tecnológicas (IPT), Corpo de Bombeiro da Polícia Militar do Estado de São Paulo e Climatempo (Somar Meteorológica).

PPDC e PLAMCON

Na quinta-feira (16), o Prefeito Felipe Augusto assinou a atualização do Plano Municipal de Contingência (PLAMCON) e o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), novo convênio que firma a parceria com a CEDEC (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil).

O PPDC é operado segundo critérios técnicos como monitoramento de dados pluviométricos; previsão meteorológica; vistoria de encostas; minimização de riscos por meio da remoção das pessoas residentes ou instaladas em áreas de risco; encaminhamento a abrigos das famílias que se encontrarem em situação de risco; monitoramento das áreas onde ocorrem alagamentos e inundações, entre outros procedimentos de resgate e salvamento.

Esse plano engloba 12 secretarias e departamentos municipais, além da colaboração da Polícia Militar e demais segmentos públicos e da sociedade civil: Secretaria de Serviços Públicos; Secretaria da Fazenda; Secretaria da Educação; Secretaria de Esportes; Secretaria da Saúde; Secretaria de Turismo; Secretaria de Obras; Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social; Secretaria do Meio Ambiente; Secretaria da Administração; Departamento de Tráfego; Departamento de Comunicação.

Já o PLAMCON tem em seus objetivos a ação em deslizamento e inundações; promoção de maior segurança a todos os munícipes em relação a atendimento; atenção a áreas de risco, com possibilidade de alagamentos e/ou deslizamentos; prontidão e rapidez de resposta na gestão de acidentes e desastres; e cooperação e otimização dos serviços das secretarias e demais órgãos públicos para uma assistência rápida e de qualidade.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

A assinatura da atualização do PLAMCON outorga um novo registro de autoridades e representantes municipais; atualização da bibliografia; revisão do documento; inclusão dos locais que poderão ser abrigos em caso de necessidade.

A ocasião, que contou com a participação do coordenador da Defesa Civil, Ricardo Santos, do vereador Marcos Fuly e voluntários da Defesa Civil, foi finalizada com a entrega de novas doações (roupas de aproximação para retirada de abelhas e uniforme para voluntários).

Botão Voltar ao topo