publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Suportes expositivos do Centro da Juventude ganham arte naïf

A artista Sonia Melo se dedica à reprodução de patrimônios históricos e culturais em suas telas. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Com a retomada do projeto Barganha Literária, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, os pontos de trocas dos livros existentes no Centro da Juventude, na região sul de São José dos Campos, ganharam uma nova identidade visual, com cores e pinturas dos principais patrimônios da região em estilo naïf — arte ingênua, original e/ou instintiva, produzida, geralmente, por autodidatas de forma simples e espontânea.

Ao todo, são quatro suportes expositivos espalhados pela área aberta do Centro da Juventude, produzidos pelo Departamento de Programas para a Juventude e Idoso, da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

A responsável pelos trabalhos é uma reconhecida artista naïf da região, Sonia Melo. Há mais de 15 anos ela é adepta desse estilo, sendo que, nos últimos 12 anos, a artista se dedica exclusivamente à reprodução de patrimônios históricos e culturais em suas telas.

Para este trabalho, Sonia fez um levantamento dos possíveis patrimônios, dividindo-os em históricos, ambientais e tecnológicos. Assim surgiu a ideia para a série de pinturas, que ela batizou de “Selos de São José”. “As bordas não são meros enfeites. O formato foi feito justamente pra trazer a ideia de selos”, conta a artista, que atribui a todos os desenhos da série uma moldura característica.

Cada expositor foi ilustrado de acordo com um tema. O primeiro foi o Parque da Cidade; o segundo é um cartão postal, contemplando aspectos de história, meio ambiente, turismo e tecnologia da cidade; o terceiro tem um foco mais tecnológico, com prédios do CTA (Centro Técnico Aeroespacial) e do Parque Tecnológico; e encerrando a série de selos, Sonia escolheu fazer uma composição com prédio históricos, como as estações de trem, a Igreja Matriz, o Cine Teatro Benedito Alves, a Biblioteca Municipal e o Museu de Arte Sacra.

Sobre o projeto Barganha Literária

O projeto Barganha Literária fomenta a leitura através da troca de livros solidária, de forma a viabilizar a circulação e a partilha de obras. O projeto aceita doações de livros, contanto que não sejam didáticos ou religiosos.

Barganha Literária
Horário de visitação: 9h às 12h e das 14h às 16h (de segunda a sexta-feira)

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Local:Centro da Juventude Fuad Cury– quiosques, redário, praça da quadra de areia e parquinho infantil

Endereço: Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América

Telefone:(12) 3924-7343

E-mail:[email protected]

Botão Voltar ao topo