fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Programa Aula Extra inaugura espaço “Jogar. Descobrir. Inventar” em Pinda

Programa é desenvolvido pela Tenaris

Sala foi projetada para garantir a ampliação e desenvolvimento de atividades na Escola Municipal Isabel do Carmo Nogueira, em Pindamonhangaba. (Foto: Divulgação)

Desenvolvido pela Tenaris em Pindamonhangaba desde 2014 e atualmente com capacidade de atender cerca de 220 alunos do ensino fundamental I (de 6 a 12 anos) da rede municipal, o Programa Aula Extra conta com mais uma novidade desde o fim de outubro: o espaço “Jogar. Descobrir. Inventar”, na Escola Municipal Isabel do Carmo Nogueira. A instituição recebe atualmente o Programa, que reúne atividades de STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática), arte e recreação no contraturno escolar.

A estrutura coberta, com quatro janelas e porta ampla para garantir a ventilação, vai ser um novo espaço de convivência da escola e receber atividades do Programa sendo um verdadeiro ambiente de criação dos estudantes. O espaço foi construído com o objetivo primário de ampliar as ações do programa Aula Extra, sendo que neste momento em especial atende à necessidade de apoio para uma retomada segura ainda em função da COVID-19, como nos momentos pós-refeição, na troca de turnos e também para atividades de artes e recreação, possibilitando a dispersão dos alunos de forma segura. Futuramente, o espaço será dividido em dois salões, viabilizando a abertura de mais 32 vagas no Aula Extra.

O Diretor de Recursos Humanos da Tenaris, Luiz Marcondes, reforça a importância da educação nas ações desenvolvidas pela empresa junto à comunidade. “A Tenaris sempre acreditou que a comunidade e a empresa precisam caminhar juntas, então esses programas são desenvolvidos no Brasil e em diversos outros países”, ressaltou. “Nesse período de retomada, voltamos a reforçar ainda mais os nossos olhares para a Educação e proporcionar à equipe do Aula Extra condições ainda melhores para os desenvolvimentos das atividades.”

Os grandes protagonistas desse momento, os estudantes, estavam curtiram a novidade do novo espaço. “O Aula Extra é muito legal, por conta dos professores, das atividades e dos conteúdos. Estou aqui desde o início do Programa, em 2018”, conta Beatriz Correia de Almeida, que está no 5º ano. Na cerimônia de inauguração da sala, que aconteceu no dia 28 de outubro, ela participou com outros colegas de uma amostra do projeto aos convidados, apresentando uma experiência dos conteúdos de STEM.

Representando o poder público local, a Secretária de Educação, Luciana Ferreira, falou em “alegria ímpar” por estar vivenciando essa novidade. “É muito importante ver uma empresa comprometida com a educação pública, que merece grandes investimentos. Não é somente uma estrutura física, mas a qualificação de todos os profissionais que aqui atuam, com um currículo diferenciado”, destaca Luciana, que aproveitou a oportunidade para reforçar as experiências com as atividades no contraturno e agradecer à comunidade escolar por abraçar a iniciativa. A professora corresponsável da Escola, Katia Elisa de Andrade, também destacou a novidade: “Esse é um espaço que vem para somar à escola, sendo um equipamento importante para as atividades e de novos ambientes para o atendimento do Programa.”

Mais sobre o novo espaço

A construção contou com o envolvimento e apoio de outras áreas da Tenaris, como Engenharia e da Exiros e, entre os desafios envolvidos, destaque para os prazos estreitos de finalização da obra. “Conseguimos finalizar as contratações para apoiar essa construção. O trabalho em si é algo comum no nosso dia a dia, mas ver essa finalização, as crianças utilizando e se desenvolvendo, dá um significado muito maior”, afirma Maylle Emmericke, que atua como Compradora na Exiros, que pertence ao grupo. “Eu fico emocionada, pois a etapa de contratação não trouxe tantos desafios como no setor industrial, mas é especial por ver todo esse envolvimento por parte das crianças, saber que o serviço resulta diretamente na educação. Isso é muito especial!”

Alunos durante atividades. (Foto: Divulgação)

A empresa responsável pela execução do projeto foi a JAL, que realizou a obra dentro de um cronograma de 45 dias. “Os prazos foram justos e enfrentamos períodos de chuvas, mas conseguimos finalizar dentro do tempo”, destaca Valdeci Freitas Lima, diretor da JAL. Entre os destaques do projeto estão as janelas amplas para melhor circulação do ar e as telhas acústicas, que evitam a retenção de calor e a transferência de sons externos. “É uma satisfação muito grande estar aqui hoje, nos sentimos crianças novamente, e o mais emocionante é que temos filhos e queremos o melhor para todas essas crianças. Para nós da JAL é um valor estar envolvido em um projeto como esse”, finaliza Valdeci.

Mais sobre o Aula Extra

Global, o Programa atende mais de 1.700 alunos e acontece em 7 comunidades em que a Organização Techint está presente: Argentina, México, Colômbia, EUA e Romênia. Em Pinda, a iniciativa chegou em 2014, com equipe capacitada todos os anos por especialistas educacionais renomados para o desenvolvimento de atividades no contraturno escolar. Na Escola Municipal Isabel do Carmo Nogueira, o Aula Extra está desde 2018 e mesmo no período mais agudo da pandemia as atividades seguiram de forma retoma e on-line, retomando as atividades presenciais junto com o calendário da rede municipal.

Botão Voltar ao topo