fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Forças Armadas realizam operação conjunta Meridiano no Sul do País

No dia 8 de novembro foi realizada a cerimônia comemorativa aos 100 anos do emprego de blindados no Brasil. O evento realizado no 1º regimento de Carros de Combate reuniu autoridades civis e militares, com o objetivo de prestar homenagem ao idealizador do emprego de blindados, o Marechal José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque. (Foto: 3ª DE)

A terceira fase da Operação Meridiano acontecerá, a partir desta terçafeira (09), em Rosário do Sul-RS. Trata-se do maior exercício conjunto já realizado no Brasil sob a coordenação do Ministério da Defesa (MD). A missão contará com a participação de cerca de 5.000 militares, 1.000 viaturas, aviões e helicópteros da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB).

A operação desenvolve a sinergia entre as Forças Armadas nos diversos níveis de Comando e é voltada ao processo de tomada de decisões com o adestramento dos Estados-Maiores, desde o nível Unidade até o Grande Comando, todos desdobrados no terreno. Este é um desafio para as Forças Armadas mais desenvolvidas do mundo.

Com o propósito de avaliar e manter a operacionalidade e a capacidade de pronto-emprego das Forças Armadas, o exercício foi dividido em três fases. A primeira, chamada de Meridiano-POTI, foi conduzida pela Força Aérea com o uso de aeronaves. A segunda fase, conhecida como Operação Dragão, está a cargo da Marinha, no litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Já a terceira fase, sob responsabilidade do Exército, será o módulo IBAGÉ, no Rio Grande do Sul.

Botão Voltar ao topo