Marcos Fernandes da Cruz e Simone Ponte Ferraz venceram neste domingo (14/11) a Meia Maratona do Rio / Claro, que marcou a retomada das corridas de rua com permits da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) em 2021, após um período de mais de um ano e meio, em função de todos os problemas causados pela pandemia global da COVID-19.
A prova de 21.097 m foi disputada, com largadas a partir das 5 horas, na Praia do Leblon, com Permit 2/2021 e selo prata. O Permit 1/2021 e selo ouro foi dado para a Maratona do Rio COSAN, que será disputada neste feriado de segunda-feira (15/11) também no Rio, a partir das 5 horas.
O percurso da prova contou com o visual de cartões postais do Rio, passando pelas orlas de Ipanema, Copacabana, Botafogo e terminando no Aterro do Flamengo, com a vista da Baía de Guanabara e do Pão de Açúcar.
O primeiro atleta a cruzar a linha de chegada foi Marcos Fernandes da Cruz, 37 anos, com 1:08:42. Entre as mulheres, Simone Ponte Ferraz (APA Jaraguá), 31 anos, levou o primeiro lugar, em 1:15:21. No total, cinco atletas subiram ao pódio em cada categoria – todos brasileiros.
Com o resultado, o baiano Marcos Fernandes já faz planos para o futuro. “Meu próximo passo é correr uma maratona. A prova é muito boa, o tempo estava ótimo, pretendo voltar nas próximas.

Fiquei um ano sem correr e, nos últimos seis meses, estou em Brasília treinando para resgatar meu ritmo para as competições”, lembrou o atleta que este ano conquistou a primeira colocação também na BSBS Race Half Marathon 2021 e acumula outros prêmios, como a terceira colocação na Volta da Pampulha, em 2019.
A catarinense Simone Ferraz, que este ano representou o Brasil nos 3.000 m com obstáculos nos Jogos Olímpicos de Tóquio, estava radiante com o resultado. “Estava me preparando para representar o Brasil na Maratona em Tóquio, mas em virtude da pandemia, pelas restrições de viagens e por não ter maratonas, eu retornei para as pistas e foquei na prova que eu sempre corri desde muito nova. Depois deste desafio, agora, retornei para as provas de rua. Estar de volta e conquistar este resultado em uma competição tão emblemática foi muito especial”, ressaltou.
Os melhores no masculino
1-Marcos Fernandes da Cruz – 1:08:42
2-Frederico Santos Abraão (Luasa) – 1:10:00
3- Willdeberg Claudino dos Santos (RR Trainer)– 1:10:35
4-Leonardo Willrich Padilha Padovany (Associação de Atletismo Campos Novos) – 1:10:57
5-Fabio dos Santos Sanches (Pé de Vento) – 1:12:46
No feminino
1-Simone Pontes Ferraz (APA Jaragupa) – 1:15:21
2-Maria Aparecida Ferraz (FECAM Paraná)– 1:15:39
3-Jéssica Ladeira Soares – 1:16:35
4-Amanda Aparecida de Oliveira (CEFAM-Marinha) – 1:17:30
5-Andréia Aparecida Hessel (EC Pinheiros) – 1:18:06
A Maratona do Rio COSAN terá largada nesta segunda-feira no Aterro do Flamengo em direção ao Centro da Cidade, Monumento dos Pracinhas, Praça XV, Museu do Amanhã, Boulevard Olímpico, AquaRio, Roda Gigante, Rua Primeiro de Março e MAM. Diferente de anos anteriores, desta vez o percurso não vai passar pelo Túnel Rio450. A prova segue para Copacabana e Ipanema até a fazer a volta no final da praia do Leblon, retornando em direção ao Aterro.
A largada será às 5 horas e contará com postos de hidratação de 3 em 3 km para ajudar os participantes, segundo os organizadores. Nesta segunda-feira serão disputadas também as provas de 5 e 10 km, com largada às 9 horas, próximo da Marina da Glória.
O protocolo de segurança sanitária contra a COVID-19 foi elaborado pelo corpo médico do evento e chancelado pela Secretaria Municipal de Saúde, seguindo também as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
O atleta, amador ou não, precisa estar imunizado com as duas doses da vacina ou dose única, no caso da Janssen, aplicadas até o dia 1 de novembro. Caso não tenha conseguido tomar a 2ª dose até a data mencionada, o corredor poderá apresentar o resultado do teste PCR ou antígeno de SARS-CoV-2 realizado até 48 horas antes da entrega de kit.