fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José dos Campos apresenta benefícios das hortas urbanas

Horta Comunitária do bairro Campo dos Alemães. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

A horta é uma grande ferramenta para trabalhar a segurança alimentar, a educação ambiental, a mobilização social e os aspectos de vizinhança.

Além disso, mais do que útil e saudável, é uma atividade prazerosa junto à natureza. Sobre essa iniciativa, a Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, vai apresentar o Programa Municipal de Hortas Urbanas em um encontro virtual, a partir das 19h30 desta terça-feira (26).

A atividade promovida pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), por meio do projeto Ecomuseu dos Campos de São José, será conduzida e mediada pelo historiador Fábio Bueno, coordenador de pesquisa sociocultural do Ecomuseu e abrirá espaço para uma troca de experiências sobre hortas urbanas construídas em áreas públicas, escolas e instituições, com apresentação de projetos desenvolvidos pela Prefeitura e organizações da sociedade civil, que visam a produção de alimentos de forma coletiva e comunitária.

A transmissão do encontro acontecerá pela página do Ecomuseu no Facebook com possibilidade de perguntas e comentários do público ao final das apresentações dos participantes.

Programa Hortas Urbanas

O cultivo de hortas orgânicas, como prática sustentável de produção e distribuição de alimentos que favorece a adoção de um estilo de vida mais saudável, vem ganhando cada vez mais espaço nos grandes centros urbanos. Em São José dos Campos, esta prática é incentivada pela Prefeitura desde 2009 por meio do Programa Hortas Urbanas.

O trabalho de conscientização e capacitação desenvolvido por educadores da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade é levado de forma continuada para grupos de escolas, unidades de saúde, condomínios, entidades sociais e outros núcleos da comunidade.

O programa Hortas Urbanas oferece noções básicas para cultivo de hortaliças, ervas, temperos para o dia a dia, sementes e brotos comestíveis e está ajudando a difundir as propriedades de algumas PANCs – Plantas Alimentícias não Convencionais. O programa também ensina como transformar resíduos orgânicos em adubo por meio da compostagem.

As hortas podem ser cultivas em quintais amplos ou floreiras e adaptadas para casas, apartamentos, espaços públicos e privados. Além de incentivar o cultivo de alimentos naturais e a alimentação saudável, a atividade busca também promover a interação social e proporcionar o bem-estar físico e mental a partir do resgate do contato com a terra.

Botão Voltar ao topo