fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

6 dicas para manter a saúde dos seus olhos em dia

(Foto: Freepik)

Se tem algo que este último ano nos ensinou foi a importância e o valor da nossa saúde, mas quando se trata da saúde dos nossos olhos, muitas vezes acabamos deixando-a em segundo plano, nos preocupando apenas quando somos afligidos por uma doença pontual ou oportunista, como terçol e conjuntivite, ou ainda, quando desenvolvemos algum problema de acuidade visual, como miopia e astigmatismo.

Mas nossos olhos merecem atenção especial para se manterem saudáveis, hidratados e protegidos, por isso, preparamos essa lista com pequenas práticas e cuidados, que podem ser adotados em nosso dia a dia e garantir nossa saúde visual.

6 dicas para manter a saúde dos seus olhos em dia

Visite ao oftalmologista regularmente

O primeiro item de nossa lista é, sem dúvidas, já conhecido por boa parte da população. Apesar de sabermos a importância das visitas regulares ao oftalmologista, muitos de nós apenas procuram esse profissional quando a perda de acuidade visual vem acompanhado por um ou mais sintomas e o problema já está afetando negativamente nossa rotina.

Mas além de receitar o uso de óculos de grau ou atualizar nossas receitas de óculos de grau, para quem já faz uso desse artigo, esse profissional avalia, em geral, a qualidade de nossa saúde ocular e realiza exames, como a medição da pressão intraocular e retina, o que favorece a detecção precoce de doenças e facilita o tratamento.

Cuidado com uso de colírios

O tempo seco pode ser um terror para nossos olhos, a baixa umidade somada ao uso excessivo de ar-condicionados e ventiladores provoca incômodos, como: ardência, irritação, coceira e vermelhidão ocular. Esses fatores muitas vezes nos obrigam a recorrer ao uso de colírios para alívio e hidratação dos olhos, mas é preciso ter cuidado.

Colírios são, antes de tudo, medicamentos e seu uso deve ser feito de forma controlada e sob orientação médica, mesmo para os colírios lubrificantes, já que a automedicação pode favorecer no agravamento de problemas visuais e, ainda, disfarçar sintomas, retardando o tratamento.

Proteja seus olhos de raios UV

Não apenas nossa pele precisa de cuidado e proteção contra os raios solares ultravioletas, nossos olhos também! O uso de óculos de sol com proteção UV protege a retina da radiação solar, que pode provocar seu envelhecimento precoce e o aparecimento de catarata e demais doenças degenerativas, mesmo em pessoas jovens.

Além disso, esses acessórios agem como barreiras protetoras de agentes climáticos e externos, como poeira, vento e poluição, protegendo nossos olhos de diversas infecções e doenças oportunistas, como a conjuntivite. Para escolher o modelo adequado de óculos de sol é preciso levar em consideração alguns pontos:

  • Se as lentes possuem proteção contra raios UV/UB
  • A escolha da cor das lentes
  • As necessidades específicas da sua visão

E o mais importante, fuja de produtos falsificados e desconfie de preços muito baixos! Recentemente, o Conselho Argentino de Oftalmologia emitiu um alerta sobre os riscos do uso de óculos falsificados para visão, entre os problemas citados pelo órgão, estão degeneração macular, catarata precoce, fotoceratite (queimaduras na córnea), cegueira, entre outros.

Por isso, cuidado para o barato não sair caro!  Prefira por materiais de qualidade, com lentes originais e oferecidos por uma ótica confiável.

Use seus óculos de grau corretamente

Esta regra é bem simples, se você precisa usar óculos de grau, então deve usá-los continuamente. Esse item é mais que um acessório, é um item importante para boa acuidade visual que, além de garantir a saúde de nossos olhos, previne dores de cabeça e cansaço das vistas.

Além disso, os adeptos de lentes de contato devem ser cuidadosos em manutenção, como ficam em contato direto com superfície dos olhos, é importante que sejam higienizadas corretamente e que todas as orientações médicas sejam respeitadas.

Cultive bons hábitos

Seguir uma alimentação saudável e bem balanceada traz benefícios não apenas para nossa saúde ocular, mas também para todo nosso organismo. Garantir uma dieta rica em folhas e verduras verdes escuras, como couve, espinafre e rúcula, e em frutas e alimentos vermelhos e alaranjados, como tangerina, abóbora e morangos, ajuda prevenir doenças e a manter a saúde dos nosso em dia.

Além disso, especialistas também recomendam a redução no consumo de bebidas alcoólicas, uma vez que a metabolização do álcool, pelo fígado, gera resíduos e toxinas que favorecem o envelhecimento ocular e afetam a hidratação desse órgão.

Escolha uma ótica de confiança

Quando se trata da saúde de nossos olhos, todo cuidado é pouco. Por isso, a escolha da ótica também é um ponto importante na hora de comprar um novo óculos de grau ou de sol. Com tantas empresas no mercado, é comum nos sentirmos perdidos e não nos preocuparmos tanto com a sua credibilidade, sabemos que encontrar a ótica ideal não é uma tarefa fácil, por isso, separamos pontos que você deve levar em consideração antes da compra:

  • A ótica oferece um bom atendimento e conta bons profissionais
  • O material das lentes e das armações são de boa qualidade e oferecem um bom custo-benefícios
  • Se a ótica é online, possui boa avaliação e reputação em sites de reclamação, como Reclame Aqui, e o ambiente de compra da loja é seguro

Se você procura uma ótica em Taubaté, por exemplo, encontra empresas confiáveis com profissionais especializados, habilitados para compreender adequadamente a sua receita, além de oferecer processo de compra online, com todo conforto e rapidez que você espera.

E aí? Pronto para colocar em prática alguns novos hábitos e melhorar sua saúde visual? Então não perca tempo, visite o oftalmologista e garanta mais qualidade e conforto para sua visão!

Botão Voltar ao topo