fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Linha Verde e Cidade Inteligente são apresentados em São Paulo

Entre as iniciativas inteligentes está o CSI-Centro de Segurança e Inteligência. (Foto: Adenir Britto/PMSJC)

O projeto da Linha Verde e a certificação de São José dos Campos como a primeira Cidade Inteligente do país pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) foram apresentados, na quarta-feira, dia 1º, no Connected Smart Cities & Mobility & AirConnected, o maior evento de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil, que na edição deste ano também reuniu projetos e ideias sobre aviação.

No evento, representantes das secretarias de Mobilidade Urbana e de Inovação e Desenvolvimento Econômico puderam apresentar os projetos, que têm tornado São José dos Campos uma referência nos setores e gerado diversas visitas de membros de outras prefeituras do país à cidade.

Feita sob medida para atender aos modernos conceitos de planejamento urbano e em consonância com as diretrizes do Plano Diretor, a Linha Verde irá facilitar o acesso a serviços e estimular o desenvolvimento econômico ao longo de sua extensão.

O corredor sustentável irá interligar as regiões sul e leste — as mais populosas de São José dos Campos – bem como a região central, tornando o município mais dinâmico, compacto e inclusivo.
A primeira etapa do projeto, que liga a região sul ao Centro, está com as obras em andamento e com várias frentes de trabalho no município, com previsão de início de operação no fim deste ano/início de 2022.

Esse primeiro traçado será exclusivo para os VLPs (Veículo Leve sobre Pneus) 100% elétricos (o primeiro modelo articulado da América Latina), que irão compor a frota do transporte público. Na segunda etapa – Centro à região leste – a via será compartilhada com veículos.

Cidade Inteligente

São José dos Campos será o primeiro município brasileiro a ser certificado pela ABNT como Cidade Inteligente, de acordo com três normas internacionais NBR ISO (International Organization for Standardization). Apenas 79 cidades no mundo possuem essa certificação.

A escolha por São José dos Campos foi justamente pelos investimentos da Prefeitura em tecnologia para melhorar a vida das pessoas, garantindo o desenvolvimento econômico e social da cidade, promovendo a inclusão, a aproximação e conectividade dos moradores. O conceito de Cidade Inteligente está presente em todas as áreas da gestão pública, como saúde, educação, mobilidade urbana e segurança pública.

Entre as iniciativas estão o CSI (Centro de Segurança e Inteligência), com a instalação de 1.000 novas câmeras com reconhecimento facial, a Linha Verde, corredor sustentável de transporte público, monitoramento por satélite de todo o território municipal, 100% da frota da Guarda Municipal equipada com carros elétricos, consulta de medicamentos pela internet, instalação de lâmpadas de LED em toda a cidade, incluindo a zona rural.

O processo de certificação pode ajudar também as cidades a atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento econômico com dados comparativos globais, medir o desenvolvimento urbano sustentável, informar os investimentos em infraestrutura com resultados mensuráveis, medir a gestão de desempenho de serviços urbanos e qualidade de vida ao longo do tempo, facilitando a troca de informações e projetos.

Botão Voltar ao topo