fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José inicia restauro da capela do Vicentina Aranha

No primeiro semestre, foi realizado o reforço na fundação, tombado como patrimônio histórico da cidade. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou as obras de restauro da capela Sagrado Coração de Jesus, no Parque Vicentina Aranha. O serviço inclui sistema hidráulico e pintura.

No primeiro semestre, foi realizado o reforço na fundação do prédio, tombado como patrimônio histórico da cidade.

As atividades na capela foram encerradas em dezembro de 2018. Por medida de segurança, a Mitra Diocesana suspendeu as missas e casamentos no local.

As obras de restauro são executadas pela empresa Estúdio Sarasá. O prazo de conclusão é de seis meses.

História

A capela do Sagrado Coração de Jesus foi inaugurada em 20 de outubro de 1935. Em estilo eclético, foi construída com donativos do Conde Antonio de Toledo Lara. O Conde era cafeicultor, empresário do ramo imobiliário e um dos principais acionistas da companhia Antarctica Paulista de Bebidas. Ele financiava os projetos da Santa Casa de Misericórdia, além de apoiar instituições católicas, estabelecimentos de saúde e atividades artísticas da cidade de São Paulo.

Na capela, aconteciam missas diárias para funcionários e pacientes do sanatório. O capelão do sanatório era o padre Ascânio Brandão, o mesmo que doou o terreno para a construção da Catedral de São Dimas.

Entre 2010 e 2011, por iniciativa da Prefeitura, a capela recebeu reformas e melhorias, tais como substituição do telhado e do sistema de iluminação e, também, pintura interna e externa.

Botão Voltar ao topo