
A Polícia Civil cumpriu, ao longo desta quinta-feira (23), quatro mandados de prisão contra integrantes de uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. As prisões aconteceram durante a Operação Gênesis, deflagrada nas regiões do Vale do Paraíba, Litoral Norte e metropolitana de São Paulo.
A ação é desdobramento de uma investigação iniciada em fevereiro, coordenada pelo Setor de Combate aos Crimes de Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro (Seccold), da Divisão. Do total de presos, três foram capturados nas cidades de São José dos Campos e Jacareí, no Interior; e em Guarulhos, na Grande São Paulo.
O quarto mandado de prisão foi cumprido contra um homem que já estava detido em Bangu, no Rio de Janeiro. Ele ocupa cargo de destaque junto à organização criminosa, integrando a denominada “sintonia fina”, sendo a pessoa responsável pela articulação e negociação de venda de drogas e alianças com diversas outras organizações criminosas independentes e em atuação em vários Estados da Federação.
Como já possui condenação anterior por tráfico de drogas, adquiriu novos documentos e assumiu nova identidade, apresentando-se como empresário do ramo da construção civil em cidades do Vale e Litoral. Os negócios permitiam a integração dos valores provenientes do tráfico, inserindo-os na economia formal.
O investigado também se valia da estrutura de imobiliárias para a lavagem do dinheiro do tráfico de drogas, adquirindo imóveis e estabelecendo sociedade com o proprietário. Além das prisões, diligências de campo realizadas nas cidades nas cidades de Caçapava, Caraguatatuba e Santo André ainda permitiram o cumprimento de 20 mandados de busca.
Durante execução das ordens judiciais, foram apreendidos cerca de 30 aparelhos celulares e ao menos cinco computadores, além de vasta documentação com anotações do grupo sobre a movimentação financeira e contabilidade do crime. Os materiais foram encaminhados para análise pericial e auxiliarão nas próximas etapas da investigação.

