fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Etec é semifinalista de prêmio da Samsung

Estudantes elaboraram projeto especialmente para o Prêmio Respostas para o Amanhã. (Foto: Divulgação)

Um projeto de estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Cidade do Livro, localizada em Lençóis Paulista, na Região de Bauru, pretende trazer mais sustentabilidade aos viveiros de cultivo de mudas. O Tubete agrícola de bioplástico a partir de blendas de nanocelulose foi criado por jovens do curso técnico de Química integrado ao Ensino Médio especialmente para participar do Prêmio Respostas para o Amanhã.

A competição é a iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, programa global da Samsung, que em 2021 acontece em 35 países. O objetivo é estimular e divulgar projetos de investigação e experimentação científica e tecnológica desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas. No Brasil, é realizado desde 2014 e tem abrangência nacional.

Classificado entre os 20 semifinalistas, o projeto da Etec de Lençóis Paulista prevê a substituição dos recipientes de plástico utilizados para cultivar as mudas nos viveiros, os tubetes, por um modelo biodegradável, feito a partir de borras de café e bagaço
de cana, dois resíduos encontrados em abundância no Estado
de São Paulo.

“Além de diminuir o estresse físico da planta durante o transplantio, que é a transferência da muda do tubete para o local definitivo de plantio, o recipiente biodegradável evita o descarte do plástico no meio ambiente porque vai para a terra junto com a planta, podendo ainda enriquecer o solo”, explica Maria Eduarda Lopes, uma das estudantes responsáveis.

Ela desenvolveu o projeto junto com os colegas Ana Cecilia dos Santos, Janaina Ferraz, Júlia de Matos e Leonardo Fraga. O grupo teve as professoras Viviane Léo e Luciana Hueb como orientadora e coorientadora, respectivamente. Os dez finalistas do Prêmio Respostas para o Amanhã serão divulgados no dia 8 de outubro.

Botão Voltar ao topo