fbpx

São José: Parque Vicentina Aranha terá visita guiada no próximo sábado (18)

Inscrições para uma caminhada guiada no Parque Vicentina Aranha no sábado (18) já estão abertas e são gratuitas. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Interessados em conhecer a história do Parque Vicentina Aranha podem participar de uma visita guiada ao local no sábado (18), a partir das 9h.

A iniciativa faz parte do programa City Tour, promovido pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, que vem sendo retomado gradativamente pela Prefeitura de São José dos Campos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela Central 156, Quiosque Turismo na Orla do Banhado ou pelo e-mail: [email protected] até sexta-feira (17), às 14h.

Serão formados grupos de até 15 pessoas. Todas os protocolos sanitários de combate à Covid-19 serão seguidos.

Durante a visita, os participantes irão visitar o Pavilhão Central do Parque, a Capela do Sagrado Coração de Jesus e o quarto onde residiu o Padre Rodolfo Komorec.

Também está na programação uma trilha guiada pelos bosques do parque com engenheiro florestal e visita à às instalações da 7ª edição da Flim (Festa Literomusical), que ocorrerá entre os dias 17 e 19 de setembro.

Patrimônio de São José

O Parque Vicentina Aranha é patrimônio histórico da cidade tombado pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

O Vicentina ocupa uma área de 84.500 m², com 80% de área verde e pistas de caminhada, além de pavilhões projetados pelo arquiteto Ramos de Azevedo, representando um espaço fundamental de preservação ambiental e história da cidade.

Antes da pandemia, o Parque chegou a receber cerca de 70 mil visitantes por mês em busca de qualidade vida.

Em 2006, a Prefeitura Municipal de São José dos Campos adquiriu o Antigo Sanatório, que foi reaberto ao público em 2007. Desde 2011 a AFAC ( Associação para o Fomento da Arte e da Cultura) como Organização Social de Cultura, desenvolve atividades culturais e ambientais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.

Botão Voltar ao topo