
Por meio de uma parceria entre a Mineral Engenharia e Meio Ambiente e o Instituto Argonauta, o animal, da espécie Arctocephalus tropicalis, será transportado para São Paulo a fim de receber atendimento veterinário para sua reabilitação
No dia 7 de setembro, a equipe do IBAMA/CETAS São Luís – MA foi avisada de que o animal havia sido avistado no município de Ariri, cerca de 160 km de distância da capital. Em uma ação conjunta entre a Secretaria de Meio Ambiente do município de Arari, CMA-ICMBio-MMA e da equipe do IBAMA, no dia 08/09/2021 o animal foi resgatado no Rio Mearim, onde constatou-se tratar de um macho debilitado pesando 29,3 Kg. Posteriormente o animal foi encaminhado para o CETAS do IBAMA em São Luís.
Após receber os primeiros atendimentos veterinários, e em razão desta espécie ser encontrada mais comumente durante o inverno ao sul do litoral brasileiro, com apoio das equipes do IBAMA e CMA/ICMBio-MMA chegou-se à conclusão que seria melhor para o animal ser transferido para o Centro de Reabilitação e Triagem de Animais Marinhos (CRETA) do Instituto Argonauta em Ubatuba/SP, onde haverá a continuidade do atendimento veterinário até que esteja apto a ser devolvido à natureza.
Com apoio da Infraero, através do aeroporto de São Luís e do Salvador Bahia Airport, o animal será transportado pela Gol Linhas Aéreas até o aeroporto de Guarulhos/SP no dia 11/09/2021 com acompanhamento da Equipe de Atendimento à Fauna da Mineral Engenharia e Meio Ambiente e Instituto Argonauta.
A Mineral Engenharia e Meio Ambiente e Instituto Argonauta agradece a Infraero/Aeroporto de São Luís, IBAMA, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos /ICMBio-MMA, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais do município de Arari/MA, Gol Linhas Aéreas, Salvador Bahia Airport e a todos que colaboraram para a realização desta operação.