fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Monitoramento de câmeras reduzem furtos e roubos em Pinda

Monitoramento de câmeras reduzem furtos e roubos em Pindamonhangaba. (Foto: Divulgação)

A instalação de mais de 1.000 câmeras de monitoramento e a implantação do CSI (Centro de Segurança Integrada) realizados pela prefeitura de Pindamonhangaba neste ano estão impactando a redução da criminalidade no município. Segundo os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública nesta sexta-feira (27), Pindamonhangaba registrou queda em ocorrências de roubo e furtos no último mês de julho.

No comparativo entre julho deste ano e o mesmo período do ano passado, o número de roubos caiu 55%, roubos de veículos teve queda de 66%, furto de veículos teve 57% menos registros e o roubo de cargas que, em julho do ano passado registrou três ocorrências, este ano não teve nenhum registro.

Segundo a Prefeitura, ações como melhorias na iluminação pública e incremento da zeladoria nos bairros, eliminado espaços públicos tomados por mato alto que foram urbanizados também contribuíram para tornar a cidade mais segura.

O município vem investindo fortemente em ações de tecnologia, com instalação de câmeras modernas com reconhecimento de face e de placas de veículos, o que vem atraindo a atenção de diversas cidades da região e do Estado. “A cidade vem colhendo os frutos do forte investimento em tecnologia e inovação dos últimos anos. Além da economia gerada aos cofres públicos, melhoria do serviço prestado e números da gestão, atraindo investimentos, têm despertado o interesse de outras cidades em seguir o exemplo”, explicou o secretário adjunto de Administração, Danilo Velloso.

Atualmente, todas as entradas e saídas da cidade, bem como os cruzamentos mais movimentados da região central e dos bairros, contam com câmeras instaladas que orientam os policiais a acompanhar a movimentação de pessoas e veículos suspeitos.

Para o secretário de Segurança da Prefeitura, Fabrício Pereira, o município vem se estruturando para fortalecer a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a tendência é que os números sofram ainda mais quedas. “Semanalmente, temos registros de ações que são realizadas em virtude do monitoramento por câmeras com abordagens, flagrantes com armas e entorpecentes, muitas vezes com prisão de suspeitos”, afirmou o secretário.
Segundo a Comandante da Polícia Militar no município, Cap. Lucimeire Jerônymo, o resultado reflete a boa integração entre as forças policiais (Militar, Civil e GCM). “Nossos policiais estão presentes 24 horas na central verificando toda movimentação e atualizando a todo instante o policiamento que está nas ruas com informações privilegiadas. Nosso trabalho agora será focado na redução do crime contra a vida, homicídio, que entendemos que está num patamar que podemos reduzir”, afirmou a capitão.

O prefeito Dr. Isael Domingues parabenizou a união das polícias locais e reforçou seu compromisso em investir na segurança, que segundo ele sempre será prioridade em sua gestão. “Estamos empenhados no projeto de equipar nossa GCM com um centro de treinamento e ações mais avançadas, usando da tecnologia sempre como uma grande aliada na luta contra o crime”, afirmou o prefeito.

Botão Voltar ao topo