fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Primeira travessia do Atlântico com correio postal é registrada em selo

O selo retrata um marco na história mundial da aviação e do transporte de correspondências, quando foi realizada, em maio de 1930. (Foto: reprodução)

Os Correios e a Embaixada da França no Brasil lançaram, na última sexta-feira (2), o Selo Personalizado e o Carimbo Comemorativo: Primeira Travessia do Atlântico com Correio Postal. O lançamento das peças filatélicas ocorreu na embaixada, em Brasília/DF, e contou com as presenças do presidente dos Correios, Floriano Peixoto, e do Encarregado de Negócios da Embaixada da França, Gilles Pecassou.

O selo retrata um marco na história mundial da aviação e do transporte de correspondências, quando foi realizada, em maio de 1930, a primeira travessia aérea transatlântica com correio postal. O piloto Jean Mermoz, o operador de rádio Gimié e o navegador Dabry deixaram a cidade de Saint-Louis, no Senegal, a bordo do hidroavião Comte-de-la-Vaulx e chegaram a Natal, no Brasil, após 21 horas de voo. Na bagagem: mais de 20 mil cartas.

O presidente dos Correios, Floriano Peixoto, destacou a importância do ímpeto da tripulação francesa para os avanços que se seguiram nos serviços postais. “Na esteira de suas proezas, rotas de comunicação ligando cada vez mais pontos foram estabelecidas, abrindo caminho para a evolução do serviço postal e das rotas de comércio mundiais. Se hoje dispomos de uma malha logística complexa, eficiente e integrada, a temos em razão de personagens como Mermoz, Gimié e Dabry, que deram suas próprias vidas a serviço do desenvolvimento das comunicações”, disse o dirigente.

O Encarregado de Negócios da Embaixada da França, Gilles Pecassou, afirmou o quanto esse capítulo heroico compartilhado pela história franco-brasileira o emociona. “A lembrança dessa epopeia importante para aviação e para os correios do Brasil e da França ainda vive na memória da população de Natal. Celebrar essa proeza, 90 anos depois, é homenagear a coragem e a tenacidade de homens e mulheres que arriscaram tudo para que o correio fosse entregue”, disse o agente diplomático.

O feito pioneiro da viagem será revisitado este ano pelo projeto “Jean Mermoz em Natal”, realizado pelo Serviço Cultural da Embaixada da França no Brasil. O projeto visa redescobrir a história desta travessia e reviver a trajetória do aviador Mermoz, que foi colega de outro piloto conhecido mundialmente: Antoine de Saint-Exupéry, autor de ‘O Pequeno Príncipe’.

A travessia inédita encurtou a distância entre a Europa e o Novo Mundo, aplacou saudades, acelerou negócios. Uma carta que antes levava meses para chegar ao Brasil, a bordo dos navios avisos, passou, então, a trazer notícias, para a época, ainda frescas.

O selo estará disponível para venda na loja virtual e, em breve, nas principais agências dos Correios.

Botão Voltar ao topo