fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Fototeca Pinda: um presente para a história da Princesa do Norte

Como parte das festividades dos 316 anos de Pinda, evento online marca lançamento do site. A plataforma foi lançada com a participação de autoridades e da comunidade do município.

O lançamento oficial do site da Fototeca Pindamonhangaba, projeto liderado pela Tenaris, com o apoio da Fundação PROA, instituição cultural da Grupo Techint, aconteceu na noite desta quarta-feira (21), às 19h, na página Comunidade Tenaris, no Facebook. A live fez parte das festividades dos 316 anos de Pinda e contou com a participação dos representantes da Tenaris, da Prefeitura da cidade e da comunidade.

A Fototeca é uma ação cultural da área de Relações com a Comunidade e tem como objetivo preservar e difundir a memória fotográfica da comunidade em que está inserida. O site (www.fototecapinda.org) com mais de 4.600 fotos digitalizadas do acervo histórico fotográfico de Pindamonhangaba, foi lançado e entregue a comunidade como um presente, e agora todos têm acesso ao acervo online e podem contribuir na construção coletiva e dar continuidade a esse patrimônio.

A Fototeca física está instalada dentro do Palacete 10 de Julho, em uma parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Pinda. Desde 2018 o arquivo vem passando pelos processos de higienização, digitalização e catalogação de todo o material.

O Diretor de Recursos Humanos da Tenaris, Luiz Henrique Marcondes, iniciou a live e relembrou a presença da Tenaris na comunidade, que foca principalmente em educação e cultura por meio de diferentes programas, como o Aula Extra, Prêmio por Excelência no Estudo e Gen Técnico. Segundo ele, a Fototeca é mais uma iniciativa integrante desse conjunto de ações. “Além do acervo da história da cidade, a capacitação os professores: “Formação para Formadores, aprendendo e ensinando com a Fototeca”, também disponível no site, traz ainda mais conhecimento para os próprios educadores e alunos”. E acrescentou: “Gostaria ainda de agradecer à Prefeitura, pela sinergia em nossos projetos e dar os parabéns para a cidade de Pindamonhangaba, pelos seus 316 anos de história”.

Para o Secretário Municipal de Cultura e Turismo da cidade, Alcemir Palma, a criação da Fototeca é importantíssima enquanto espaço de registro do patrimônio da cidade, pois armazena imagens que já foram digitalizadas e catalogadas, ficando agora disponíveis para o acesso público. “Entendemos que o espaço é a garantia do direito à memória de todos que contribuíram para a formação da cidade atual”, afirma. Alcemir destacou as duas principais funções da Fototeca: relação de afetividade e fonte de pesquisa. “Ter isso através de um site no qual a comunidade consegue fazer essa pesquisa, tornar público esse material, é sem dúvidas um presente para a cidade. Os visitantes do site poderão contribuir com identificação das fotos, envio e até empréstimos de material, gerando uma maior interação da comunidade”, enfatiza.

Prefeito reforça a importância da iniciativa
O prefeito Dr. Isael Domingues, no evento online destacou o “presente maravilhoso que recebemos da Tenaris, tornando nosso município um dos poucos no Vale do Paraíba com esse acervo”. Isael prossegue: “Nossa cidade completa 316 anos, com uma importante atuação na história desse país. Nossa cidade tem destaque desde a época da cana de açúcar, também como um dos maiores produtores de café do Brasil, e hoje temos catalogadas essa época e seus costumes. E ainda acrescenta: “Nosso hino fala de tradições que são passadas de pai para filho, e a Tenaris está contribuindo para essa ação ao cuidar da nossa história, conseguimos resgatar de onde viemos, o que somos e para onde vamos. Nós merecemos, no nosso aniversário de 316 anos, um instrumento para disseminarmos essa história tão rica. Devemos usar dessa ferramenta para que possamos resgatar quem éramos, quem somos e quem seremos, em especial junto às nossas crianças”.

Novidades
Para a professora e historiadora, Verônica Caetano, o site irá possibilitar uma ponte entre munícipes e a história, com muita aprendizagem. No evento, ela apresentou o site e suas funcionalidades – o acervo das fotos de 1850 até 2015 e como realizar as buscas. Ela ainda trouxe as novidades do site: o vídeo tour pelo Palacete 10 de julho, e a Fototeca em uma maneira muito didática, com ações pedagógicas, recursos e estratégias didáticas de utilização nas salas de aula ou em outros espaços formais ou informais; as vídeoaulas temáticas e atividades imprimíveis.

Verônica ainda anunciou a 3ª turma do curso “Formação para formadores – saberes territoriais: aprendendo e ensinando com a FOTOTECA”, para professores e pessoas interessadas no tema. A formação com base no acervo fotográfico da Fototeca, visa capacitar e ampliar o conhecimento sobre a cidade e fomentar estratégias pedagógicas, proporcionando um alinhamento entre o currículo escolar e o projeto da Fototeca. “As duas primeiras turmas eram somente de professores e, agora, trouxemos mais esse presente: estendemos para agentes formais e informais que se interessem pelo assunto e queiram difundi-lo”, ressaltou Verônica.

Uma outra novidade foi anunciada: a capacitação na área de fotografia, em atividade online e gratuita, denominado de “Fototeca na Palma da Mão”, com o professor Marcello Vitorino, com inscrição somente pelo site da fototeca. Essa ação acontece em parceria com o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Fototeca: uma iniciativa da Tenaris
As Fototecas mantidas pela Organização Techint – na Argentina, no México, na Colômbia, no Uruguai e no Brasil – têm por objetivo preservar e difundir a memória fotográfica das comunidades nas quais a OT atua. As atividades do programa envolvem a higienização, conservação, catalogação e digitalização do acervo histórico fotográfico dessas comunidades.

Botão Voltar ao topo