fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Cerimônia celebra o aniversário de nascimento do patrono da Aeronáutica

Cerimônia Militar em Comemoração ao Aniversário de Nascimento do Marechal do Ar Alberto Santos-Dumont. (Foto: Marcos Corrêa/PR)

O presidente da República, Jair Bolsonaro, participou, na terça-feira (20), da cerimônia militar em comemoração ao 148° aniversário de nascimento do Marechal do Ar, Alberto Santos-Dumont, na Base Aérea de Brasília. O evento ocorre no dia do nascimento de Dumont que é considerado o pai da aviação e patrono da Aeronáutica Brasileira.

Nascido em 1873, Santos-Dumont dedicou sua vida à aviação e foi o primeiro aeronauta a alcançar a dirigibilidade dos balões e a voar em um aparelho mais pesado que o ar com propulsão própria.

O ministro da Defesa, Walter Braga Netto, afirmou que o patrono da Aeronáutica foi exemplo de patriotismo e tem responsabilidade pela projeção do nome do Brasil no mundo. “Sua herança inventiva foi marcante para a inovação tecnológica e para a revolução dos transportes no mundo”, disse.

Braga Netto também exaltou o papel da Força Aérea Brasileira que, segundo ele, é fundamental para o controle do espaço aéreo do país, na defesa das fronteiras, no transporte de órgãos para transplantes e no socorro em situações de crises e desastres. “A defesa aeroespacial de nossas fronteiras mantendo a soberania nacional é a missão precípua que nenhuma outra instituição tem capacidade de executar, somente nossa Força Aérea, as asas que protegem o Brasil”, afirmou Braga Netto.

“O atendimento aos anseios da população brasileira em momentos de crise e aflição é tradição da profissão militar com variadas entregas e serviços prestados. Os voos da vida que transportam órgãos e esperança para milhares de pacientes, o controle do espaço aéreo e o apoio logístico para áreas remotas da Amazônia e do Centro-Oeste, o Brasil sempre contou e sempre poderá contar com seus militares”, acrescentou o ministro da Defesa.

Medalha Santos-Dumont
Na cerimônia, personalidades civis e militares foram agraciadas com a Medalha Mérito Santos-Dumont. A medalha reconhece brasileiros ou estrangeiros que tenham prestado destacados serviços à Aeronáutica brasileira.

A apreciação do mérito dos militares e civis em condições de serem agraciados fica por conta do Conselho do Mérito Santos-Dumont.

Botão Voltar ao topo