fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Lyanne Kosaka: do sonho à realidade

Lyanne Kosaka é uma das mulheres pioneiras na modalidade, sua trajetória esportiva inspirou as novas gerações. (Foto: reprodução)

A joseense Lyanne Kosaka assistiu aos Jogos Olímpicos de Seul (1988) no vídeo cassete da sua casa e começou a sonhar em disputar uma Olimpíadas. Na época, com 14 anos, já jogava tênis de mesa e participava de competições juvenis, incentivada pelo pai, um mesatenista amador.

Aos 17 anos veio uma conquista expressiva, o bronze em Havana em 1991 e aos 18 anos sua convocação para a seleção brasileira para disputar os Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992, um sonho realizado, sendo uma experiência de encantamento e muito marcante.

E quatro anos depois nas Olimpíadas de Atlanta em 1996 mais experiente, mais bem preparada física, técnica e psicologicamente obteve vitórias expressivas e marcantes, como a da romena top 12 da europa e da campeã africana, apesar dos resultados, não atingiu seu objetivo que era avançar da primeira fase da competição. Por outro lado, contou com o apoio e torcida dos seus familiares nestes dois momentos marcantes e emocionantes em Atlanta.
.
Lyanne Kosaka é uma das mulheres pioneiras na modalidade, sua trajetória esportiva inspirou as novas gerações.
.


.
Téo Pimenta é diretor do Instituto Esporte Vale (IEVALE), professor universitário, pesquisador e autor do e-book Olímpicos e Olímpicas do Vale, material recém lançado que presta uma homenagem aos 16 atletas que representaram o Vale em Jogos Olímpicos. Interessados em adquirir o e-book Olímpicos e Olímpicas do Vale entrar em contato com o autor pelo instagram @teo.pimenta.

Botão Voltar ao topo