fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ilhabela no Índice de Desenvolvimento Sustentável

(Foto: Divulgação/PMI)

Ilhabela aparece na 23ª posição entre 770 municípios pelo Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR).

A iniciativa é do Programa Cidades Sustentáveis em parceria com o Sustainable Development Solutions Network, organização vinculada às Nações Unidas (ONU).

A cidade obteve a nota 66,36, cuja pontuação varia de zero a 100, sendo que 100 é o limite máximo e indica um desempenho ótimo no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para chegar ao índice são avaliadas ações e projetos desenvolvidos nos âmbitos institucional, econômico, social e ambiental.

Ilhabela teve o melhor desempenho entre as cidades do Litoral Norte e a terceira na Região Metropolitana do Vale e Litoral Norte, atrás apenas da cidade de Jambeiro (6ª posição) e Santo Antônio do Pinhal (19ª posição).

A seleção dos municípios para o ranking seguiu critérios como capitais brasileiras, municípios com mais de 200 mil eleitores e/ou em regiões metropolitanas, cidades signatárias do Programa Cidades Sustentáveis e municípios com a Lei do Plano de Metas, além de contemplar todos os biomas brasileiros.

Segundo o diretor presidente do Instituto Cidades Sustentáveis, Jorge Abrahão, a proposta é que a partir do diagnóstico de como está o Município, a ferramenta estimule a alocação de recursos e a formulação de políticas voltadas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ajudando a monitorar progressos e desafios desses objetivos no nível local.

Para o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, o objetivo é avançar cada vez mais com projetos que visam o desenvolvimento sustentável do arquipélago.

“Vamos implantar uma Usina de Compostagem, o aterro será transformado em Viveiro Municipal, aumentamos a área do Parque das Cachoeiras, estamos estimulando o ecoturismo, assinamos o Pacto Global do Clima e do controle de emissão de gases, como também vamos investir pesado em saneamento básico. São ações importantes que nos transformam em uma cidade cada vez mais sustentável”, destaca Colucci.

Quer saber mais sobre Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades e a classificação, acesse: https://idsc-br.sdgindex.org/

Botão Voltar ao topo