fbpx

Rosângela Teixeira: amor pela culinária, por Lagoinha e sua receita de arroz doce

Pula a fogueira, iaiá; Pula a fogueira, ioiô; Cuidado para não se queimar; Olha que a fogueira já queimou o meu amor!

Rosângela Teixeira é uma apaixonada pela cidade de Lagoinha. (Foto: arquivo pessoal)

Devido a pandemia que assola o mundo desde meados de 2020, mais um mês de junho chegando ao fim sem as tradicionais festas juninas. Fica aquela saudade misturada com a vontade das delícias gastronômicas das festas da época.

Uma destas delícias me levou à Lagoinha, cidade com quase 5 mil habitantes, localizada na região montanhosa do Alto Vale do Paraíba que fica 190 km de São Paulo.

Lá encontrei a professora Rosângela Teixeira, 36 anos, cruzeirense, pisciana e cozinheira quando sobra tempo.

A história da “Rô” com a cozinha começou aos 12 anos de idade para ajudar a mãe em casa, cozinhando o básico “arroz com feijão”.

Mais tarde decidiu fazer o Técnico de Nutrição na ETEC João Gomes de Araújo onde aprendeu as técnicas de manejo de alimentos e diversos pratos. Após formada, trabalhou por três anos numa cozinha industrial onde pode colocar em prática seus conhecimentos e adquiriu experiência na área.

Mudou de profissão, mas não deixou de cozinhar. Pra ela, cozinhar é uma motivação e se tornou uma grande paixão e um hobby.

Pegou gosto em fazer bolos simples para o café e doces de tacho feitos no fogão à lenha.

Culinária é outra paixão da professora. (Foto: Arquivo pessoal)

Em 2010, casou-se e foi morar em Lagoinha onde foi se apaixonando pela cidade e decidiu criar o site Portal Lagoinha para divulgar o nome da cidade que escolheu para morar há 12 anos.

O maior sonho da Rosângela é elevar o nome da cidade para o mundo, pois é uma cidade de uma riqueza cultural imensa e pouco conhecida. Quando cursou a faculdade de história aprendeu a valorizar a cultura local, seu trabalho de conclusão de curso (TCC) foi sobre as festas rurais da cidade e que mais tarde virou um livro.

Ela reforça que a gastronomia também é um atrativo turístico e pesquisa muito sobre o tema, hoje trabalha em vários projetos na cidade e principalmente com o turismo regional.

Arroz doce. (Foto: arquivo central)

Quando perguntei sobre a sua inspiração na cozinha, ela responde: que tem um pouquinho de cada pessoa! Um pouco do seu marido Relson que a incentiva muito e vai para a cozinha junto com ela, o amigo chef Júnior Freitas, o grande amigo Flávio que se foi e deixou o legado dos bolos e o Sr. José Paulo Teixeira, o seu pai que sempre faz doces desde a sua infância.

E para celebrar o mês dos santos festeiros, ela preparou uma releitura do tradicional arroz doce.

ARROZ DOCE COM AÇUCAR QUEIMADO

INGREDIENTES
01 litro de água filtrada
02 copos de arroz branco
01 litro de leite
01 copo de açúcar refinado
01 copo de leite em pó
01 caixa de leite condensado
Canela a gosto

UTENSÍLIOS
01 panela de pressão
01 leiteira ou panela de 2 litros
01 refratário
01 colher de pau grande

MODO DE FAZER
Em uma panela grande cozinhar o arroz em um litro de água, observando para não secar a água. Quando estiver cozido, desligue o fogo e reserve.
Numa leiteira grande, colocar o açúcar para derreter em fogo baixo (sempre mexendo para não queimar) até ficar caramelizado juntando o leite.
Mexer até dissolver o açúcar caramelizado no leite, juntar o leite em pó já dissolvido em água e o leite condensado. Quando iniciar a fervura, misture ao arroz cozido. Cozinhe o doce em fogo baixo até engrossar o caldo, sempre mexendo para não grudar no fundo da panela.
Depois de pronto despejar num refratário ou em porções individuais, se preferir polvilhar canela em pó. Pode ser servido quente ou frio.

FICA A DICA
· A medida do copo utilizado na receita é de 200 ml.
· Sugerimos o uso da panela de pressão para ter comodidade, pois o doce ferve e sobe na panela.
· Se optar em servir o doce gelado cobrir com plástico filme, para que não absorva possíveis odores de alimentos armazenados na geladeira.

Botão Voltar ao topo