fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

1º Festival internacional de comicidade feminina de Pindamonhangaba

‘Mulheres Cheias de Graça’ acontece entre os dias 26 a 30 de junho, de forma online

1ª edição do ‘Mulheres Cheias de Graça – Festival Internacional de Comicidade Feminina de Pindamonhangaba(Foto: Divulgação)

Entre os dias 26 a 30 de junho ocorrerá a 1ª edição do ‘Mulheres Cheias de Graça – Festival Internacional de Comicidade Feminina de Pindamonhangaba’, com realização on-line, pela plataforma YouTube. O evento é uma oportunidade de potencializar e compartilhar a produção de mulheres de diversas partes do mundo, e é pensado num formato para todas as idades!

Na programação, mulheres cômicas, palhaças, bufas e brincantes. A abertura do Festival fica por conta da exibição do longa “Minha avó era palhaço”, de Mariana Gabriel e Ana Minehira. Nos dias que se seguem, uma programação diversa, múltipla e surpreendente na Mostra Oficial, com atrizes cômicas de Portugal (Eva Ribeiro), Itália (Claudia Cantone) e Brasil (Antônia Vilarinho).

Para as crianças haverá a Mostrinha, com programação composta por espetáculo e live, e atrações como a Palhaça Alinda Baker e o espetáculo “Maria de uma rima só”, de Herica Veryano. Atrações especialmente recomendada para as crianças.

Este festival é uma iniciativa de Herica Veryano e de Pitanga Araujo e é realizado com recursos próprios. Tanto Herica quanto Pitanga artistas radicadas em Pindamonhangaba e fundadoras da Cia Teatral La Trapeira, grupo de forte atuação no território. A dupla busca colaborar com a formação de plateia e visibilizar o trabalho de mulheres artistas, proporcionando troca de saberes e de repertório na área da comédia, mote principal para o surgimento da ideia do festival.

“Fazer de Pindamonhangaba um lugar de referência para a comicidade feminina mundial é o meu maior desejo, as pessoas merecem o melhor, merecem rir, merecem arte e cultura de qualidade, educação de qualidade. Isso é um direito! Um festival proporciona doses homeopáticas desse direito e faz florescer o desejo nas pessoas de ter um encontro com a arte de forma ampla e irrestrita” diz Herica, uma das organizadoras do festival.

Para Pitanga, “o simples fato de termos essa movimentação com artistas de outros países, mesmo que no virtual, faz desse evento algo de grande referência. É uma possibilidade de troca incrível, pois cômicas daqui vão mostrar a sua voz, o seu jeito de fazer comédia e cômicas de outros países também! Isso é simplesmente incrível”.

Todas as ações do festival são gratuitas e podem ser apreciadas por toda a família.

Programação

26/06 – SÁBADO – ABERTURA
19h00 – Filme: Minha avó era Palhaço e bate-papo com uma das diretoras, Mariana Gabriel – Brasil
Mediação: Herica Veryano e Pitanga Araújo

27/06 – DOMINGO
MOSTRINHA – PROGRAMAÇÃO INFANTIL
16h00 – Maria de uma rima só com Herica Veryano – Brasil
Duração: 60 minutos

PROGRAMAÇÃO LIVRE:
19h00 – “La Habitación Secreta” com Claudia Cantone – Itália
SINOPSE
“La Habitación Secreta” -O ANEXO SECRETO- é um show de palhaços baseado em ‘O Diário de Anne Frank’. Esta história, trágica e mundialmente famosa, é encenada sem palavras. Os acontecimentos são mostrados desde a delicadeza e inocência de uma criança ou; neste caso, transfigurado em palhaço. Questões universais como diversidade, solidão forçada, a descoberta da própria personalidade compõem a história e ilustram como a criatividade e o humor podem ser usados como uma ferramenta incrível para sobreviver a situações extremas. Uma conexão é feita entre o passado e o presente. O espetáculo, como os clássicos, não se situa em um determinado momento ou lugar em particular, pois se refere a todos os tempos e todos os locais onde ocorreram eventos como o que Anne Frank viveu. A situação de intolerância e o extermínio do genuíno e do singular podem acontecer novamente a qualquer momento. Acontece agora e aqui.
Duração: 75 minutos

28/06 – SEGUNDA-FEIRA
PROGRAMAÇÃO LIVRE
19h00 – “A Cerimônia” com Eva Ribeiro – Portugal
SINOPSE
Com direção do belga Tom Roos o espetáculo “A Cerimónia” reflete de forma poética, teatral e absurda sobre a condição do ser humano face à morte, ao luto e aos rituais de despedida.
Carpideira de profissão, La Melodonna, a protagonista é chamada a realizar mais um funeral mas desta vez as coisas tomam um rumo inesperado.
Para onde vamos quando partimos? Será que podemos ainda fazer mais uma despedida para além da vida?
Deixando-se levar pelo impulso e pelo jogo, a protagonista é divertidamente levada numa investigação de “outro mundo”, levando o público consigo numa aventura surpreendente pelo “além”.
Inspirada em obras clássicas como a tragédia Antígona de Sófocles e em mitos da Antiguidade como o Mito de Orfeu a peça é criada de forma interativa com o público que no final se torna o protagonista desta divertida travessia.
Duração: 60 minutos

29/06 – TERÇA-FEIRA
MOSTRINHA – PROGRAMAÇÃO INFANTIL
15h00- Live: O extraordinário mundo de Alinda Baker com Herica Veryano

PROGRAMAÇÃO FORMATIVA
19h00- Bate-Papo com Antônia Vilarinho/BR “Palhaçaria preta, ancestralidade e identidade na cena cômica”
Mediação: Herica Veryano

30/06 – QUARTA-FEIRA
PALCO ABERTO
15h00 – Cenas curtas de Palhaças

PROGRAMAÇÃO ADULTA
19h00 – II Cabaré Amarração do Amor Próprio – Brasil
Direção: Antonia Vilarinho – Brasil
SINOPSE
O II Cabaré Amarração do Amor Próprio vem com tudo pra fazer você se amarrar em si todinhe com muita alegria e tesão! São números inéditos de Palhaçaria, resultado de uma imersão belamente conduzida pela mestra Antônia Vilarinho (Palhaça Fronha). Vem bailar na malandragem de seu Zé Pelintra, Fluir nas águas de Oxum, Aquecer com o calor de Exu, Voar no vento de Iansã, Subir e Descer pelo arco-íris de Oxumarè e Descarregar na Terra de Obá. Prepara o lookinho, drinks e mandingas pra se jogar no amor e estremecer com essas palhaces no gozo da magia e emoção!
Duração: 1:05

Assista toda a programação pelo Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCl0EJummahrmJCBsfIPDdsA

Botão Voltar ao topo