fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Bolo de Café: receita do fofinho e queridinho do momento no Click Gastronômico

Que tal aprender a preparar esse Bolo de Café? (Foto: Célia Lima/PortalR3)

Olá pessoal! Como estão vocês?

Em tempos de pandemia e isolamento social é necessário buscarmos por atividades que fazem bem ao corpo, a mente e ao coração; para driblar os efeitos negativos deste pesadelo sem fim, chamado COVID-19.

Antes da internet, praticamente todas as cozinhas tinham um caderninho que guardavam em seu interior preciosas receitas e truques da culinária, alguns eram passados de geração em geração. Eu mesma tive o privilégio de ter nas mãos um caderno datado de 1955! Na sua maioria eram formados por receitas manuscritas, recorte e colagens de embalagens alimentícias e/ou receitas ganhadas de alguma “comadre” que eram dobradas com todo carinho e deixadas no interior do caderno.

Quando criança me lembro de ter escutado muito as vizinhas pedindo os cadernos de receitas emprestado para fazer algo que tinham provado uma na casa da outra.

Naquela época (meados dos anos 80) era de bom tom, devolver o caderno de receitas sempre acompanhado de um “pratinho” da guloseima que a vizinha tinha preparado. Lembro-me com saudade daquela época, nas tardes ensolaradas enquanto as crianças brincavam as comadres interagiam trocando receitas, dicas e segredos da culinária caseira.

Com o passar dos anos e com os avanços tecnológicos, os cadernos de receitas foram perdendo espaço nas cozinhas dando lugar aos e-books, stremings de vídeos e lives de receitas. Claro que tudo isto facilitou o acesso há inúmeras receitas, mas acabou com a roda das comadres no final de tarde que eram acompanhadas de café fresco e bolo quentinho.

Para quem viveu naquela época resta apenas a saudade do tempo que se interagia com pessoas e com certeza éramos muito mais felizes.

Hoje trago a receita de um bolo muito gostoso, fofinho e que virou o queridinho do momento, o Bolo de Café. Ele pode ser servido “pelado” ou com uma deliciosa cobertura.

Vamos lá! (Foto: Célia Lima/PortalR3)

INGREDIENTES DA MASSA

3 ovos
1 ½ xícara de açúcar refinado
1 xícara de óleo de soja
6 colheres de sopa de café solúvel forte
1 xícara de água quente
½ xícara de chá de chocolate em pó (50% cacau)
2 ½ xícaras de farinha de trigo
1 colher e meia de fermento em pó químico

INGREDIENTES COBERTURA

6 colheres de açúcar
6 colheres de chocolate em pó
2 colheres de café solúvel
2 colheres de manteiga
4 colheres de sopa de leite

UTENSÍLIOS UTILIZADOS

1 forma de buraco 24 cm
1 tigela grande
1 Fouet

O bolo prontinho. Servidos? (Foto: Célia Lima/PortalR3)

PREPARO DA FORMA

Untar forma de buraco com margarina e achocolatado

MODO DE PREPARO

Ferver a água e reserve.
Na tigela colocar os ingredientes como descrito abaixo, primeiramente batendo os ovos com o fouet até dissolver bem as fibras, acrescente cada ingrediente misturando bem antes de acrescentar o próximo.
· Ovos
· Açúcar
· Óleo
· Café Solúvel
· Água Quente
· Chocolate em Pó
· Farinha de Trigo
· Fermento

Despeje na forma untada e leve ao forno pré-aquecido há 180 graus por 40 minutos

MODO DE PREPARO DA COBERTURA

Juntar todos os ingredientes numa panela e levar ao fogo brando mexendo até desgrudar do fundo da panela. Despejar a calda ainda quente no bolo.

DICAS

Pode substituir o café solúvel por 1 xícara e meia de café coado – forte.
O açúcar refinado e o óleo de soja por outros da sua preferência.

Botão Voltar ao topo