
Técnicos da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, especialistas em captura de morcegos hematófagos, estarão na região do Vale do Paraíba na próxima semana para efetuar uma operação de controle sanitário em propriedades afetadas com a infestação desses animais. Os atendimentos ocorrerão nos dias 9, 10 e 11 de março.
A ação visa coibir o risco de contágio da raiva, doença que pode ser transmitida em animais durante o ataque dessa espécie. Somente entre 2014 e 2019, o estado de São Paulo registrou mais de 800 casos positivos de raiva em herbívoros (bovinos, bubalinos, equinos, caprinos e ovinos), transmitida pelo morcego hematófago (que se alimenta de sangue).
Os produtores rurais que identificarem a presença de morcegos hematófagos em sua propriedade, podem solicitar o atendimento, enviando um e-mail para eda.guara@sp.gov.br, informando: nome, endereço e telefone para contato.
Atenção: o trabalho será específico para morcegos hematófagos, da espécie Desmodus rotundus e não abrange as demais espécies silvestres que são inofensivas para pessoas e outros animais. A ação tem apoio da Associação Agropecuária e Sindicato Rural de Guaratinguetá.

