fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Pesquisa revela opinião dos moradores sobre o turismo em Cachoeira Paulista

Levantamento inédito feito em todo o Estado poderá ajudar os municípios no planejamento. (Foto: Divulgação/PMCP)

Cachoeira Paulista foi um dos destaques da Pesquisa de Percepção do Turismo, feita pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo do Estado, entre o final de novembro o início de janeiro. Com a mobilização no município, foram preenchidos 280 formulários on-line. Segundo o Estado, o mínimo necessário para a pesquisa era de 190 respostas. Além de Cachoeira Paulista, outras 20 cidades atingiram essa base em um universo de 183 municípios que registraram respostas.

O levantamento é divido em três grupos de perguntas: o perfil dos participantes, a avaliação que fazem sobre o turismo na cidade e as perspectivas para os próximos anos.

Sobre o perfil, 63,80% das respostas foram de mulheres, nas faixas etárias de 40 a 49 anos (26,43%) e 30 a 39 (26,07%), 37,86 % informaram ter superior completo, 32,73 % têm renda familiar de até 3 salários mínimos e 70,25% não trabalham diretamente com turismo.

Sobre a avaliação, 78,21% informaram que o turismo é bom para a cidade e 71,79% para a população, inclusive economicamente e para a geração de empregos. Já nos itens que avaliam o impacto do turismo na cidade, 82,44% acreditam que o turismo beneficia a economia local, 38,67% acreditam que a presença de visitantes não prejudica a utilização das atrações pelos moradores, 38,21% não veem impacto negativo nos recursos naturais, 26,16% não acreditam que o setor dificulte ou impacte na busca por moradia, e 61,65% acreditam que o turismo ajuda a preservar a cultura. Com relação à expectativa para os próximos dez anos, 75,45% dos moradores esperam que a cidade receba mais visitantes.

“Os moradores são impactados diretamente pelas atividades turísticas”, lembrou o secretário Estadual de Turismo, Vinicius Lummertz. “E por isso suas opiniões são fundamentais para o desenvolvimento do setor”.

Estado – Em todo o Estado, a Pesquisa de Percepção do Turismo recebeu 11.252 formulários, preenchidos por moradores de 183 cidades – São Paulo tem 210 municípios turísticos.

Mulheres, entre 30 e 39 anos, renda familiar acima de cinco salários-mínimos e nível superior completo. Esse foi o perfil médio dos participantes em todo o Estado. A maioria dos moradores acredita que o Turismo beneficia a economia (94,2%), gera empregos (91,2%), ajuda a preservar a cultura (85%) e contribui positivamente com a qualidade de vida dos habitantes (84,4%).

Para 21 dos 183 municípios, incluindo Cachoeira Paulista, a Secretaria entregou em fevereiro o relatório individualizado, com a opinião de seus moradores. Todas as demais receberão o relatório regional. O apoio e a participação das estruturas municipais – como conselhos de turismo, diretorias ou secretarias — foram fundamentais para o sucesso da iniciativa.

* Com informações da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo

Botão Voltar ao topo