fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Teste rápido de antígeno agiliza resultados de covid em São José

A técnica utilizada é com amostras de swab (cotonete), o qual será introduzido no nariz até a região nasofaringe. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos adquiriu 50 mil testes rápidos de antígeno para detectar a covid-19 em pacientes sintomáticos que procuram as Unidades de Pronto Atendimento municipais.

Os testes já começaram a ser utilizados no Hospital Municipal, Hospital de Clínicas Sul e nas Unidades de Pronto Atendimento, em substituição ao RT-PCR, que vinha sendo ofertado anteriormente pela Prefeitura.

O teste rápido de antígeno tem sensibilidade de 91% e produz o resultado em até 20 minutos, otimizando a devolutiva para o paciente. O teste é de alto padrão, produzido pelo laboratório Abbott, referência para os americanos.

O coordenador médico da UPA do Novo Horizonte, Fernando Fonseca Costa, destacou a importância deste teste na rede pública. “O resultado é praticamente imediato, o paciente já sai da primeira consulta orientado. Ajuda os médicos a tomarem a decisão clínica na hora de atender os pacientes com quadro gripal”.

“Antes a amostra era mandada para o laboratório e para todos os pacientes eram passadas as mesmas orientações de isolamento. Agora orientamos o paciente com o resultado em mãos”, afirmou a enfermeira Ana Carolina Tamarozzi.

O teste deve ser aplicado preferencialmente do primeiro ao sétimo dia do início dos sintomas. A técnica utilizada para realizar o teste é com amostras de swab (cotonete), o qual será introduzido no nariz até a região conhecida como nasofaringe.

Botão Voltar ao topo