fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Museu do Folclore lança série de vídeos sobre cultura popular

Bloco Pirô Piraquara foi criado em 1987 pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo e até hoje abre o Carnaval joseense. (Foto: Divulgação/FCCR – Foto: PMSJC)

O Museu do Folclore de São José dos Campos lança, no dia 3 de fevereiro (quarta-feira), às 20h, pelo YouTube, o primeiro de uma série de 22 vídeos (de curta duração) sobre diferentes manifestações da cultura popular regional.

A ação dá prosseguimento à modernização e difusão do acervo videográfico do museu e os demais vídeos serão postados semanalmente, sempre no mesmo dia e horário.

A série, intitulada Folclore em Movimento, visa divulgar as pesquisas realizadas pelo Museu do Folclore entre as décadas de 1990 e 2000 e é resultado da edição de 93 vídeos que reúnem a documentação de diferentes manifestações da cultura popular da região. O museu acredita que os vídeos da série, por serem de curta duração, também devem chamar a atenção do público leigo e não só de estudiosos da cultura popular.

O primeiro vídeo programado para ser lançado na próxima quarta-feira mostra o surgimento do bloco carnavalesco Pirô Piraquara, criado em 1987 pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, por meio da Comissão de Folclore, a partir do Grupo Piraquara. O grupo está até hoje em atividade e todo ano abre oficialmente o Carnaval da cidade.

Os vídeos da série tratam da fé, das festas, dos costumes e das dinâmicas sociais que as envolvem (Jongo, Festa de São Benedito, Folia de Reis e Folia do Divino, artesanato popular, rezas e terços, religiões afro-brasileiras), além de ações do Museu do Folclore ao longo dos anos, na busca pela valorização das múltiplas identidades culturais.

Expressões espontâneas
“Em cada um dos vídeos buscamos dar ênfase às expressões espontâneas da cultura, trazendo um pouco de informações históricas e um tanto mais das particularidades e das sabedorias de cada situação vivenciada nas pesquisas de campo”, explica a pesquisadora Tiane Tessaroto, responsável pela condução do trabalho.

Para a folclorista Angela Savastano, do Museu do Folclore, a pesquisa é essencial para se formar a documentação das manifestações culturais. “Nosso trabalho nesses anos todos sempre foi pautado pela espontaneidade da manifestação que estivesse pulsando no momento de realização da pesquisa”, ressalta.

O material bruto permanecerá à disposição de pesquisadores, estudiosos e interessados na Biblioteca Maria Amália Côrrea Giffoni, do Museu do Folclore. Como o museu segue fechado, em razão da pandemia da Covid-19, o usuário da biblioteca (cadastrado ou não) pode consultar o acervo pela internet e solicitar empréstimo pelo e-mail [email protected]

Projeto aprovado
A modernização do acervo do museu está sendo possível graças à aprovação de projeto junto à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo estadual, por meio do Programa de Ação Cultural (Proac). Além da edição de parte do acervo audiovisual do Museu do Folclore, o projeto contempla a renovação da Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni, com novo mobiliário, equipamentos e acervo bibliográfico.

Ainda como parte da modernização, a exposição de longa duração do museu, ‘Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional’, criada em 2006 sob curadoria do museólogo Raul Lody, passará a contar com um novo projeto de acessibilidade, que em breve será lançado.

Gestão
O Museu do Folclore funciona no Parque da Cidade desde 1997 e sua gestão é feita pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos, mediante termo de colaboração firmado com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 – www.museudofolclore.org

Botão Voltar ao topo