fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

AMAN realiza formatura com 446 aspirantes a oficial do Exército Brasileiro em 2020

Formatura do Aspirantado em 2019. (Foto: AMAN)

Após 5 anos de formação, iniciada na Escola Preparatória do Exército Brasileiro, em Campinas (SP), cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) serão declarados Aspirantes a Oficial, em cerimônia a ser realizada 5 de dezembro de 2020, no Pátio Tenente Moura, no interior da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende-RJ.

Este ano, 446 cadetes concluíram o 4º Ano da AMAN. Destes, 437 são brasileiros e 9 de Nações Amigas (3 de Camarões, 1 Guatemala, 1 Guiné-Bissau, 2 Moçambique, 1 de Senegal e 1 do Uruguai).

A cerimônia acontece da seguinte maneira: no primeiro momento, às 8h30, os cadetes adentram o pátio para restituição do Espadim. Num segundo momento, por volta de 11h, será a vez da declaração dos novos aspirantes com a entrega das espadas de oficial.

O primeiro colocado geral da Turma 150 anos da Tríplice Aliança é o Aspirante a Oficial Renan dos Santos Sant`Anna, de 24 anos, natural do Rio de Janeiro, oriundo de Escola Pública.

O Aspirantado, que ocorre, ininterruptamente, desde 1945, na AMAN, marca o fim de uma fase e o início de outra: é o selar de um período de abnegação e superação e a reafirmação do compromisso da disponibilidade militar em servir à Nação brasileira.

CUIDADOS COM A COVID-19
Por conta da pandemia da COVID-19, a presença dos familiares e de autoridades civis e militares será restrita. A exemplo do que já tem sido adotado na rotina da vida acadêmica, a AMAN implementará ações como a desinfecção prévia e posterior das instalações, a triagem inicial e contínua que visa a verificação do estado de saúde dos convidados, a distribuição de folders informativos sobre as medidas adotadas e a importância da adesão de todos, a higienização das mãos e sapatos, a restrição do número de participantes, a separação de convidados por alas diferentes, como forma de evitar a aglomeração, o cancelamento do tradicional baile do Aspirantado, entre outras medidas para mitigar casos de coronavírus no interior da Academia.

Botão Voltar ao topo