fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Abordagem terá enfermeiros para orientar população de rua em São José

Os profissionais de saúde atuarão em conjunto com as equipes da assistência social para orientar a população de rua sobre as doenças. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Quem vive nas ruas, naturalmente, está mais exposto a infecções e a doenças. Por conta disso, a Prefeitura de São José dos Campos vai incluir enfermeiros para ampliar e qualificar ainda mais a assistência oferecida a este público.

A partir da próxima terça-feira (15), além dos 48 educadores sociais, 10 assistentes sociais e 2 psicólogos, o serviço do Apoio Social contará com o suporte de 10 profissionais de saúde para orientar a população de rua sobre os riscos da Aids, das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e também da tuberculose.

Neste primeiro momento, a ação vai integrar a campanha Fique Sabendo, criada em razão do Dia Mundial de Combate à Aids, lembrado no dia 1º de dezembro para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, das formas de apoio e tratamento destas doenças.

No entanto, a presença dos enfermeiros será permanente nas equipes de abordagem, tendo em vista que este público está exposto também a outras patologias.

Abordagem de saúde

A abordagem que será feita pelos enfermeiros será dividida em dois momentos: o acolhimento, quando a profissional conversa e explica sobre como ocorrem as infecções e também sobre a prevenção. Na sequência, caso o atendido esteja de acordo, será feita da testagem rápida para as infecções.

Se houver testes positivos, estes serão encaminhados para tratamento no Centro De Referência Moléstias Infecciosas (CRMI).

Os profissionais de saúde atuarão em conjunto com as equipes da assistência social das 11h30 às 23h30.

Covid-19

No mês de maio, a Prefeitura de São José dos Campos realizou a testagem em massa da população de rua. Na ocasião foram realizados 103 testes, apenas uma pessoa testou positivo para a doença e foi encaminhada para isolamento num dos espaços criados pela administração para atender este público.

Ligue 153

O serviço de assistência social à população começa pelo Apoio Social ou Centro Pop. A população pode ajudar a Prefeitura a cuidar destas pessoas ligando no 153.

Botão Voltar ao topo